Vasco x Palmeiras, Palmeiras x Flamengo, Boca x Vasco: as finais da Recopa Sul-Americana que deveriam ter acontecido

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Divulgação/Conmebol

O Palmeiras entra em campo na noite desta quarta-feira com a possibilidade de conquistar mais um título. Depois de perder a final da Supercopa do Brasil nos pênaltis para o Flamengo, no último domigo, o Verdão encara o Defensa y Justicia valendo a taça da Recopa Sul-Americana.

A primeira edição do torneio foi realizada em 1989 e disputada até 1998, e voltou a ser ativa em 2003. Nesse período, três clubes perderam a oportunidade de conquistar a competição internacional: Palmeiras e Vasco, duas vezes cada, e o Flamengo.

Originalmente, a Recopa era disputada entre o campeão da Copa Libertadores e o campeão da Supercopa dos Campeões da Libertadores, devido ao fato de serem os dois torneios mais antigos da América do Sul. 

Contudo, no lugar da Supercopa foi criada a Mercosul.  Ainda assim, a Recopa permaneceu encostada. Com isso, Vasco e Palmeiras deveriam ter decidido a Recopa de 1999, uma vez que o Cruzmaltino venceu a Libertadores, e o Verdão, a Mercosul, do ano anterior. 

Elenco do Vasco recebeu as faixas de campeão em um clássico com o Flamengo, no Maracanã — Foto: Acervo O Globo

Foto: Reprodução

Já em 1999, a equipe alviverde conquistou seu primeiro título da Libertadores, enquanto o Flamengo levou a Mercosul. Mas também não disputaram a Recopa de 2000. Em 2001, o Boca Juniors, campeão da Libertadores, e o Vasco, da Mercosul, também não duelaram pelo título.

Contudo, desde a retomada em 2003 o torneio é realizado todos os anos. De lá pra cá, seis clubes brasileiros venceram a Recopa, o Internacional duas vezes. O Flamengo é o atual campeão, uma vez que venceu o Independiente del Valle por 5×2 no agregado em 2020.

Flamengo vence Independiente Del Valle por 3 a 0 e é campeão da Recopa Sul- Americana - Metro 1

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O maior campeão da Recopa Sul-Americana é o Boca Juniors, com quatro títulos. O River Plate vem logo atrás com três. São Paulo e Internacional são os brasileiros com mais conquistas, dois cada. 

O Brasil, por outro lado, lidera o ranking dos países campeões, com 11 titulos, contra 9 dos argentinos. E os vencedores da Libertadores, em 19 oportunidades, levaram a Recopa. Os campeões da Sul-Americana levaram a melhor em cinco oportunidades, enquanto a extinta Supercopa da Libertadores ficou com três (1990, 1995 e 1997).

Foto: Cesar Greco/Palmeiras


O Palmeiras, portanto, em sua primeira participação, leva vantagem do jogo de ida, na qual venceu por 2 a 1, para ficar com o título inédito. A equipe joga pelo empate diante do Defensa y Justicia. A partida terá início às 21h30, no Mané Garrincha, em Brasília.

Garanta sua vaga para o melhor Plano Sócios do Cartola FC e ainda receba dicas exclusivas dos Estaduais, Copa do Nordeste e competições europeias

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times