Foto: Paulo Pinto/São Paulo
Nesta quarta-feira (30), Palmeiras e São Paulo se enfrentarão pela primeira partida da final do Campeonato Paulista. Em resumo, o jogo da ida será às 21h40 (Horário de Brasília), no Morumbi. Em continuidade, no próximo domingo (03), às 18h30, o Verdão buscará o título dentro de casa, no Allianz Parque. Nesse ínterim, nas últimas cinco decisões do estadual entre São Paulo e Palmeiras, o Palestra venceu três duelos.
A princípio, a rivalidade entre São Paulo e Palmeiras é antiga e diante da final do estadual não será diferente. Detentor do último troféu do Campeonato Paulista, o Tricolor irá em busca do bicampeonato em cima do Verdão.
HISTÓRICO
Em 2021, São Paulo e Palmeiras duelaram na final do Campeonato Paulista. Jogando no Morumbi, a festa foi mesmo dos donos da casa. Em partida com marcas de superioridade, o Tricolor venceu o rival por 2 a 0. Na ocasião, Luan e Luciano balançaram as redes e garantiram o 22º troféu do estadual em favor do time comandado, à época, por Hernán Crespo.
Com a façanha, o São Paulo quebrou o tabu de 15 anos sem vencer o Campeonato Paulista. Além disso, a conquista marcou o retorno do Tricolor na busca por títulos. Em resumo, o último título do Clube da Fé tinha ocorrido há mais de oito anos.
DÉCADA DE 90
No ano de 1996, a configuração do chaveamento era diferente da atual. Nesse caso, os dezesseis participantes duelavam entre si em turno e returno. Assim, o campeão do primeiro turno em questões de maior pontuação, confrontava o campeão do segundo turno. Desse modo, o Palmeiras foi campeão dos dois turnos e levantou a taça daquele ano.
No jogo do primeiro turno, válido pela 6ª rodada, o São Paulo acabou derrotado por 2 a 0 dentro de casa. Por conseguinte, no returno, na mesma rodada, o Verdão mais uma vez mostrou superioridade e venceu por 3×2 o Tricolor. Como consequência da campanha, o São Paulo acabou figurando a segunda colocação da tabela de classificação.
O mesmo modelo do campeonato de 1996, ocorreu em 1994. Campeão dos dois turnos, o Palmeiras consagrou-se campeão do Campeonato Paulista, enquanto o São Paulo ficou com o vice-campeonato. Em suma, no sistema de pontos corridos, o Verdão somou 47 pontos, enquanto o Tricolor totalizou 41. A princípio, no primeiro turno, o Palestra foi derrotado por seu rival no Morumbi por 2×1. Já no returno, o Porco deu o troco e venceu por 3 a 2.
Em 1992, quem vibrou por último foram os Tricolores. Em resumo, no primeiro joga da final, disputado no Morumbi, mas com o mando de campo pertencendo ao Palmeiras, o Verdão saiu derrotado por 4 a 2. O Porco marcou com Daniel Frasson e Zinho, mas os visitantes balançaram as redes com um hat-trick de Raí, um gol de Cafú e outro de Ronaldão. Por outro lado, no jogo da volta, no mesmo estádio, o São Paulo levantou o troféu de campeão ao vencer por 2 a 1.
DÉCADA DE 70
No ano de 1972, o Palmeiras conquistou seu 16º troféu estadual. O São Paulo conquistou o primeiro turno com 19 pontos adquiridos, sendo oito vitórias e três empates. Por outro lado, no segundo turno, o Palestra somou 37 pontos e garantiu a primeira colocação do returno. Entretanto, na grande decisão, ambos os times deixaram a desejar a não saíram do 0 a 0. Com isso, devido a melhor campanha, o Verdão foi consagrado campeão.
Quer jogar na plataforma com depósito e saque mais veloz do mundo? Jogue na Betfast agora!