Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Na noite desta quinta-feira (14), o Palmeiras conheceu o caminho precoce da eliminação da Copa do Brasil. Em jogo realizado no Allianz Parque, o Verdão venceu por 2 a 1 e levou a disputa para os pênaltis. Contudo, mesmo jogando em casa, o time de Abel Ferreira foi despacho pelo São Paulo. Dessa forma, o alviverde soma cinco derrotas nas últimas cinco disputas por penalidades.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
O plantel multicampeão do Palmeiras não vem apresentado um bom rendimento quando o jogo o é decidido nas penalidades. Sobretudo, além de ser eliminado nos últimos cinco mata-matas, o alviverde acabou somando duas derrotas para Rogério Ceni. Ademais, acompanhe o retrospecto negativo do time de Abel Ferreira.
DISPUTA POR PÊNALTIS
A princípio, o primeiro deslize do Palmeiras ocorreu em 2021. Na ocasião, jogando contra o Al Ahly, do Egito, o elenco brasileiro disputava o terceiro lugar do Mundial de Clubes. Após o empate sem gols no tempo normal, o Palestra foi surpreendido pelo adversário e faturou o quarto lugar com uma derrota amarga por 3 a 2.
Posteriormente, em abril do mesmo ano, o plantel de Abel Ferreira voltou às penalidades. Nesse ínterim, pela Supercopa do Brasil, o alviverde encontrou o Flamengo da decisão. É válido destacar que na época o rubro-negro era comandado por Rogério Ceni. Arrascaeta e Gabriel Barbosa marcaram para o Flamengo e Raphael Veiga anotou os dois tentos para o Palestra. Depois do empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, o clube da Gávea ficou com o título por triunfar nas penalidades por 6 a 5.
Sem tempo para lamentações, no mesmo mês o alviverde decidiu a Recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia, da Argentina. O duelo entre os rivais poderia sacramentar a retomada da equipe paulista, mas isso não aconteceu. No primeiro embate, o Palmeiras venceu por 2 a 1, mas no jogo da volta os argentinos devolveram o placar. Com isso, a decisão foi relocada para os penais e os “Hermanos” triunfaram por 4 a 3.
Já em junho de 2021, a história parecia que teria novos ares. Na terceira rodada da Copa do Brasil, o Palmeiras enfrentou o CRB e venceu o primeiro jogo por 1 a 0, com gol de Willian Bigode. Posteriormente, dentro de casa, o Verdão foi derrotado pelo mesmo placar. Assim, nas penalidades, os alagoanos derrotaram os paulistas por 4 a 3.
Por último, nesta quinta-feira (15), a maré de azar continuou. Depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0, no Morumbi, o Palmeiras teve a chance de decidir em casa. No tempo regulamentar, Piquerez e Raphael Veiga marcaram para o alviverde, mas Luciano diminuiu o marcador. O camisa 23 do Verdão ainda desperdiçou um pênalti no tempo normal, o que levou a decisão para as penalidades. Nas cobranças, o São Paulo carimbou a passagem para as quartas de final ao vencer por 4 a 3.
RESUMO DAS DECISÕES
Sobretudo, nas últimas cinco disputas por pênaltis, o time comandado por Abel Ferreira contabilizou 31 cobranças. Entretanto, o baixo rendimento fez com que o elenco alviverde desperdiçasse 15 batidas, enquanto as outras 16 foram convertidas. Em resumo, se tratando do Palmeiras, as chances de conquistar um título no tempo normal são mais claras que quando decididas nos penais.
- Al Ahly 3 x 2 Palmeiras (Mundial de Clubes)
- Flamengo 6 x 5 Palmeiras (Supercopa do Brasil)
- Palmeiras 3 x 4 Defensa y Justicia (Recopa Sul-Americana)
- Palmeiras 3 x 4 CRB (Copa do Brasil)
- Palmeiras 4 x 3 São Paulo (Copa do Brasil)