HISTÓRICO COMPETITIVO
Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras
Para quem torce e costuma acompanhar o futebol do Palmeiras, é natural que se imagine uma equipe bem estruturada, com grande elenco e disputando títulos em todas as competições. Nos últimos anos, inclusive, o time faturou a Copa do Brasil de 2015, além de duas taças do Campeonato Brasileiro, em 2016 e 2018. Na temporada passada, finalizou o Brasileirão na 3º colocação, com o mesmo número de pontos do vice-campeão Santos.
O PROJETO NÃO VINGOU
Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras
No início de 2020, no entanto, o torcedor palmeirense teve motivos para se preocupar. Com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, criou-se uma alta expectativa pela demonstração de um futebol mais ofensivo. Em curto prazo, o trabalho exercido por Luxa até trouxe bons frutos para o Alviverde, que conseguiu conquistar a Flórida Cup, no mês de janeiro, e o Campeonato Paulista, em agosto.
No Brasileirão, porém, o início foi bem abaixo do esperado. Com um elenco claramente desmotivado e um futebol nem um pouco convincente, o comandante não resistiu à pressão e foi demitido após uma sequência de três derrotas consecutivas. Em 36 jogos à frente do clube paulista em sua quinta passagem, foram 17 vitórias, 14 empates e 5 derrotas.
SOLUÇÃO ESTRANGEIRA
Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras
No fim de outubro, o Palmeiras anunciou a contratação do técnico Abel Ferreira. O treinador português, considerado como um dos promissores da nova geração, já havia se destacado à frente do Braga, de Portugal, onde alcançou bons resultados, além do PAOK, da Grécia, que disputou os playoffs da Liga dos Campeões.
Depois da chegada do jovem comandante, pôde-se observar uma mudança na postura do elenco do Palmeiras. O bom relacionamento de Abel com os jogadores, junto com o trabalho bem planejado, culminou em um ótimo desempenho dentro de campo. Até então, foram 9 partidas à frente do clube paulista, sendo 8 vitórias conquistadas e apenas 1 derrota sofrida, além de um aproveitamento de 88,89%.
ARRUMOU A CASA
Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras
A clara evolução do elenco palmeirense trouxe bons frutos. Com um futebol bem mais competitivo, o clube paulista conseguiu emplacar uma sequência de resultados positivos no Campeonato Brasileiro e encostou na parte de cima da tabela. Atualmente, a equipe ocupa a 4º colocação, com 45 pontos conquistados. Em 24 partidas disputadas até o momento, foram 11 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, com um saldo positivo de 13 gols.
Na Libertadores, o Palmeiras derrotou o Libertad por 3 a 0, na última terça-feira, e se classificou para a semifinal. A equipe paulista aguarda o confronto entre Nacional-URU e River Plate para conhecer seu próximo adversário. Já na Copa do Brasil, o Alviverde eliminou o Red Bull Bragantino e o Ceará, nas oitavas e quartas de final, e disputa as semis com o América-MG, em duelos de ida e volta, marcados para os dias 23 e 30 de dezembro.
EXPECTATIVAS
Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras
Nesta reta final, a torcida palmeirense espera finalizar a temporada com a conquista de títulos, coroando assim o belo trabalho feito por Abel Ferreira. O objetivo principal da equipe é a taça da Copa Libertadores, título que não é conquistado desde o ano de 1999. Com um elenco bastante motivado e demonstrando um futebol de alto nível, o clube paulista chega forte na briga para aumentar a galeria de troféus.