Com quatro meses de Palmeiras, Abel Ferreira iguala marcas de Vanderlei Luxemburgo e Felipão no século

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Divulgação/Conmebol

Com apenas quatro meses de Palmeiras, o técnico Abel Ferreira igualou as marcas de dois dos maiores técnicos da história do clube: Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Isso porque, com o título da Libertadores e da Copa do Brasil, o gajo conquistou o mesmo número de títulos que os dois ídolos do Verdão neste século.

Luxemburgo foi responsável em liderar a equipe alviverde nos dois títulos de Campeonato Paulista, em 2008, e na última temporada, em 2020, sobre o rival Corinthians. Por outro lado, Felipão fez história com as conquistas da Copa do Brasil de 2012 e o Brasileirão de 2018, numa bela recuperação na tabela, saindo de sétimo colocado para erguer a taça com uma rodada de antecedência. 

Vale destacar também que  a dupla, Luxemburgo e Felipão, foi responsável por simplesmente todos os títulos do Palmeiras na década de 1990.  E, neste século, retornaram em outras realidades de administração e conseguiram ser novamente campeões, conquistando quatro dos, até então, seis títulos, as exceções eram a Copa do Brasil de 2015, com Marcelo Oliveira, e o Brasileirão de 2016, sob o comando de Cuca.

Foto: Reprodução

Com ao menos mais duas finais pela frente, Abel Ferreira pode se isolar como o técnico mais campeão do Palmeiras no século. Isso pelo fato de disputar a Recopa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia, que conquistou a Copa Sul-Americana sob comando de Hernán Crespo, hoje técnico do São Paulo, e a Supercopa do Brasil, diante do rival Flamengo.

Ao todo, Vanderlei Luxemburgo é quem mais conquistou títulos à frente do Verdão, com oito taças, sendo cinco Paulistas, dois Brasileiros e um torneio Rio-São Paulo. Felipão aparece logo atrás em terceiro, com seis (incluindo a Libertadores de 1999), um a menos que Osvaldo Brandao, em segundo, com sete conquistas. 

Foto: Marcos Riboli/ge

Porém, Abel Ferreira atingiu tal marca, com dois títulos de grande expressão, com apenas 36 jogos na temporada. Sendo que, boa parte foi ‘cumprindo tabela’ no Campeonato Brasileiro, onde ainda existia chances de título, mas com o calendário curto, a equipe priorizou os campeonatos de mata-mata e obteve sucesso.

Único azar foi a campanha no Mundial de Clubes, onde foi eliminado para o Tigres na semifinal e acabou em quarto lugar, sendo a pior colocação de um clube na América do Sul. Mas nada que tenha atrapalhado os próximos passos do clube.

Abel Ferreira, aos 42 anos, vai fazendo o seu primeiro grande trabalho na carreira e terá ao menos mais um ano de contrato com o Verdão para seguir fazendo história no Verdão.

Foto: Divulgação/Conmebol

Quer receber dicas exclusivas para o Rei do Pitaco, com o melhor dos Estaduais, Libertadores, competições europeias e outras? Assine o Plano Camillo Joga10! 

Últimas notícias

Palpite na Série A: Fluminense x Fortaleza

Fluminense e Fortaleza se enfrentam nesta sexta-feira (22), em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21:30 (horário de Brasília), no estádio Maracanã, situado na cidade do Rio de Janiero.

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times