Com exceção de Botafogo e Juventude que estão sem treinador, 44,44% dos técnicos da Série A são estrangeiros

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Conhecido mundialmente por ser o “País do futebol”, o Brasil vem abrindo diversas portas para treinadores estrangeiros nos últimos anos. Sobretudo, em decorrência do desenvolvimento do estilo de jogo dos brasileiros, vários técnicos europeus desembarcaram em solo tropical. Dentre os times da Série A 2022, com exceção de Botafogo e Juventude, que se encontram sem comandante, 44,44% das equipes são treinadas por estrangeiros. Em síntese, Atlético-MG, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos são treinados por “gringos”.  

ABEL FERREIRA

O técnico estrangeiro em atividade com mais tempo corrido no comando da mesma equipe, é Abel Ferreira. No Palmeiras desde outubro de 2020, o português foi contratado para assumir o lugar de Luxemburgo. Na ocasião, o treinador se despediu do PAOK e assinou com o alviverde por duas temporadas. Em resumo, Abel possui 114 jogos pelo time paulista, dos quais venceu 61, empatou 25 e perdeu 28.

A princípio, o aproveitamento de 60,82% de Abel Ferreira é fruto do desempenho coletivo da comissão que ele trouxe consigo para o Palmeiras. Em sua vinda para o Brasil, o português carregou na bagagem os assistentes Vitor Castanheira e Carlos Martinho, o preparador físico João Martins e o analista de dados José Magalhães. Além disso, em seu currículo pelo Verdão, o treinador soma as conquistas da Copa do Brasil 2020 e a Copa Libertadores de 2020 e 2021. Por fim, o treinador tem vínculo com o clube até o final de 2022.

Abel Ferreira em coletiva de imprensa após título da Copa do Brasil. Foto: Cesar Greco
GUSTAVO MORÍNIGO

O ano de 2021 começou com mudanças para o Coxa. Devido a demissão de Pachequinho, em dezembro de 2020, os dirigentes do alviverde contrataram o técnico Gustavo Morínigo. O paraguaio, que já treinou o Libertad, Cerro Porteño e Nacional, foi visto com bons olhos pelos torcedores após campanha na Série B. Em resumo, o comandante conseguiu levar o Coritiba de volta à elite do futebol brasileiro, após terminar a temporada na 3ª colocação.

Como resultado de sua façanha, o vínculo com o Coxa foi estendido recentemente. Na ocasião, a equipe alviverde prolongou o contrato até dezembro de 2022. Ademais, a sequência positiva garantiu também a renovação dos auxiliares técnicos trazidos pelo paraguaio. Por fim, o treinador comandou o Coritiba em 62 jogos e participa da Copa do Brasil e Campeonato Paranaense.

Gustavo Morínigo em treino do Coritiba. Foto: Divulgação / Coritiba FC
JUAN PABLO VOJVODA

Contratado após Enderson Moreira aceitar proposta do Botafogo, Juan Pablo Vojvoda, deixou o Unión La Calera e assinou com o Fortaleza. Em síntese, o argentino virou alvo do Tricolor, após as negociações com Ariel Holan não terem avançado. Por sua vez, o treinador chegou para permanecer até o final de 2021, mas devido a cláusulas contratuais, teve seu vínculo estendido. No ato da assinatura previa a condição da permanência na Série A e vaga na Sul-Americana como pontos para a renovação.

Vojvoda não somente conseguiu a permanência do Leão do Pici na Série A, como concretizou um feito inédito no clube. Em resumo, o treinador levou o Fortaleza a ocupar a 4ª posição do Campeonato Brasileiro 2021, o que culminou com a classificação para a Libertadores da América. Ademais, sob o comando do time nordestino, o argentino soma o título do Campeonato Cearense de 2021.

Vojvoda comandando o Fortaleza. Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC
RECÉM-CHEGADOS

Somente em dezembro de 2021 dois novos treinadores estrangeiros assumiram o comando técnico de times brasileiros. O português Paulo Sousa chegou para assumir o lugar de Renato Gaúcho, demitido do Flamengo após não conseguir suprir as expectativas. Por sua vez, Sousa trocou a Seleção da Polônia para assumir o Rubro-Negro até o final de 2023. Em continuidade, Alexandre Medina, mais conhecido por Cacique, deixou o Talleres para assumir o Internacional. A vaga em questão foi desocupada pelo também uruguaio Diego Aguirre.

Já no início da temporada foram apresentados três novos treinadores. Antônio Mohamed pousou em Minas Gerais para assumir o Atlético-MG em vaga deixada por Cuca. Apesar da chegada recente, o argentino, que assinou por um ano, já conquistou o título da Supercopa do Brasil contra o Flamengo. Ademais, nesta semana, Santos anunciou a contratação do argentino Fabián Bustos, ex-Barcelona de Guayaquil, do Equador por duas temporadas. Por fim, o Corinthians confirmou a contratação de Vítor Pereira, português que comandava o Fenerbahçe, da Turquia.

Paulo Sousa em treino do Flamengo. Foto: Paula Reis / Flamengo
FALTA ASSINAR

Apesar de não ter oficialmente um técnico, o Botafogo tem negociação avançada com Luís Castro. Em resumo, o treinador está dirigindo o Al-Duhail, do Catar e tem vínculo com o time até o fim de junho. O Glorioso já recebeu o “sim” do português, mas o Al-Duhail quer cumprir o contrato com o comandante. Todavia, John Textor, investidor do alvinegro carioca, já sinalizou que está disposto a pagar a multa rescisória no valor de 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 6,8 milhões na cotação atual).

É simples, é na hora, lucre agora e já saque! Se cadastre na casa que é referência em depósitos e saques rápidos, clica aí!

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times