Foto destaque: Miguel Schincariol/Getty Images
A quinta passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Palmeiras foi encerrada na noite dessa quarta-feira (14), logo após a derrota para o Coritiba, por 3 a 1, no Allianz Parque. Demitido, o treinador publicou vídeo em suas redes sociais, onde fez balanço do trabalho.
O treinador chegou ao Verdão no fim do ano passado, após a demissão de Luiz Felipe Scolari. Logo em janeiro, o Palestra venceu o torneio de pré-temporada disputado nos Estados Unidos, a Florida Cup; e após a parada por causa da pandemia, em agosto, foi campeão do Campeonato Paulista.
Foto: Nelson Almeida /AFP via Getty Images
“Fomos campeões Paulista, da Florida Cup, lideramos a (Copa) Libertadores, faltando um jogo para ser líder do geral. Estávamos ali no (Campeonato) Brasileiro brigando na parte de cima. Após três derrotas, foi tomada a decisão de me mandar embora”, comentou em vídeo no Instagram, onde disse que a demissão “faz parte do futebol”.
Desaprovado pela torcida e diretoria por falta de melhor desempenho, o treinador tinha comandado o Palmeiras em uma série de 20 jogos consecutivos sem derrotas até a partida contra o Botafogo, na quarta-feira passada (7), quando perdeu por 2 a 1.
Foto: Nathalia Aguilar – Pool/Getty Images
O Verdão também foi superado em casa pelo rival São Paulo no sábado (10), por 2 a 0, completando a tríade de derrotas na noite passada. Com os maus resultados e o, considerado por muitos, fraco futebol apresentado, o Vanderlei teve a saída comunicada.
Nesta quinta passagem pelo Alviverde, ele esteve à beira do gramado em 36 partidas oficiais, nas quais obteve 17 vitórias, 14 empates e cinco derrotas.
Sétimo colocado no Brasileirão com 22 pontos, o Palmeiras encara o Fortaleza no domingo (18), na Arena Castelão, pela 17ª rodada.