O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) interditou por 180 dias as áreas do Beira Rio onde ficam as torcidas organizadas do Internacional. A decisão ocorreu nesta sexta-feira (06), pela Quinta Comissão Disciplinar. A punição vale para a Guarda Popular, Camisa 12 e Nação Independente.
Os motivos da punição são por conta de confrontos ocorridos após a última partida do Colorado no Campeonato Brasileirão de 2019, no Beira Rio, contra o Atlético-MG. Cerca de 1h30 após o fim do jogo, as organizadas brigaram fora do estádio. Vale ressaltar que a punição vale somente para competições estaduais e nacionais.
Além da interdição, estas três torcidas estão proibidas de acessar o Beira Rio, pelo mesmo período de tempo – seis meses. Também está vetada a entrada de qualquer instrumento/objeto que remeta as organizadas. O clube ainda deve recorrer da decisão e pedir esclarecimento ao STJD dobre a punição.
A punição do Inter foi no artigo 213, inciso I do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ), e poderia ser punido com jogos sem torcida e multa. Os torcedores identificados na confusão também terão entrada restrita. O local ocupado pela Guarda Popular, a maior torcida do clube, ficará isolada no setor sem cadeiras.
Neste domingo (08) o Internacional recebe o Brasil de Pelotas no Beira Rio, às 19h, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. E, na próxima quinta-feira, enfrenta o Grêmio, na Arena, pela segunda rodada da Libertadores da América.