Grêmio se junta a Corinthians, Chapecoense e São Paulo na lista de brasileiros eliminados na pré-Libertadores

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Divulgação/Conmebol

A eliminação para o Independiente del Valle, na noite desta quarta-feira, resultou na pior participação do Grêmio quando se trata de Libertadores. Além disso, colocou fim na sequência de cinco participações consecutivas na fase de grupos.

O Grêmio já havia disputado a fase eliminatória na Libertadores em duas oportunidades, em 2011 e 2013. Na primeira, passou sem dificuldades aplicando 3 a 1 no Liverpool, do Uruguai, no segundo jogo em casa, com dois gols de Vinicius Pacheco e André Lima. Já em 2013, depois de perder o jogo de ida, por 1 a 0, aplicou a vitória pelo placar mínimo em casa, e eliminou a LDU nos pênatis. O gol em tempo normal foi marcado pelo meia Elano.

Após novo revés por 2 a 1 para os equatorianos, o Tricolor gaúcho se juntou ao seleto grupo de times brasileiros eliminados nas fases eliminatórias pré-Libertadores: Corinthians, duas vezes, Chapecoense e São Paulo.

Sendo assim, passa a ser o quarto ano seguido de eliminações de ao menos um time brasileiros nessa fase. Em 2018, a Chape caiu para o Nacional. Em 2019, foi a vez do São Paulo que foi eliminado para o Talleres, da Argentina. E no ano seguinte, o Corinthians mais uma vez foi eliminado na pré-Libertadores, desta-vez para o Guarani, do Paraguai. O Timão já havia perdido a primeira vez, nesta fase, em 2011, para o Tolima.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Tricampeão da América, o Grêmio, consequentemente, teve a pior campanha de toda sua história na competição, na qual soma 21 participações. Isso porque, desde 1982, quando disputou pela primeira vez, o time gaúcho sempre esteve ao menos na fase de grupos, o que não conseguiu nessa temporada. A eliminação, inclusive, coloca em cheque o cargo de Renato Gaúcho.

Com a eliminação, o Tricolor foi direcionado à Sul-Americana. Por lá, se juntará ao Grupo H, que conta com Lanús, da Argentina, clube que o Grêmio venceu na final da Libertadores de 2017, La Equidad, da Colômbia, e Aragua, da Venezuela. Contudo, somente um avança para a fase seguinte, diferente da Libertadores que são os dois melhores de cada grupo.

O Grêmio foi eliminado somente em duas oportunidades dentre as 21 participações na Libertadores – na primeira participação em 1982 e em 1990. Após uma sequência de eliminações entre 2011 a 2016 nas oitavas de final, depois do título em 2017, o Tricolor gaúcho foi semifinalista nos dois anos seguintes, enquanto, na última temporada, em 2020, caiu nas quartas de final para o Santos, que foi o finalista.

Garanta sua vaga para o melhor Plano Sócios do Cartola FC e ainda receba dicas exclusivas dos Estaduais, Copa do Nordeste e competições europeias

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times