Apesar de ainda não ter iniciado o Campeonato Brasileiro, a equipe do Fortaleza já vem fazendo uma boa temporada na competição estadual e regional. No Cearense, se encontra na segunda posição, na briga pela liderança. Já na Copa do Nordeste, o Tricolor é o líder do Grupo A.
É fato que, por ser um clube de primeira divisão, naturalmente há uma vantagem se for comparar com a maioria dos adversários que enfrenta neste início de temporada. No entanto, o que chega a ser curioso é o fato do clube ter suas limitações financeiras e mesmo assim conseguir grandes feitos dentro de campo.
Em entrevista após a vitória diante do Náutico por 3 a 0, na última partida, em jogo válido pela Copa do Nordeste, o técnico Rogério Ceni exaltou a disciplina dos atletas e, em tom descontraído, comparou a montagem do elenco com o Cartola FC.
“É um time taticamente muito disciplinado, é o que sustenta esse time, a disciplina tática e a velocidade. Cada atleta tem uma característica de jogo, é como se fosse jogar Cartola. Eu nunca brinquei (risos), mas nós temos um valor para montar (um elenco), e para pegar um determinado jogador é preciso economizar. É assim que a gente monta o Fortaleza. A gente procura as características principais de cada jogador em determinada posição para que eles possam atender à parte financeira do clube, para que a gente seja autossustentável.” – disse o comandante
Em 2019, foi possível observar que não é necessário um elenco milionário para ser competitivo e fazer uma boa campanha. Para este ano, Rogério Ceni deve seguir explorando o potencial individual dos atletas disponíveis no elenco para seguir tendo sucesso á frente da equipe.