Clássico-Rei: Fortaleza e Ceará se enfrentam pela 7ª vez em 2020; confira o retrospecto recente

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Em um ano atípico, haverá o Clássico-Rei pela sétima vez na temporada, este último mais que especial, às vésperas do Natal, em reta final do Campeonato Brasileiro. Contudo, o grande detalhe, para se lamentar, é que mais uma vez o clássico não contará com seus respectivos torcedores, que costumam realizar grandes festas nas arquibancadas e deixar o espetáculo ainda melhor. 

Indubitavelmente, o futebol cearense vivencia um dos maiores e melhores momentos de sua história. Com o acesso do Fortaleza em 2018, as equipes voltaram a se enfrentar na elite do futebol nacional e em 2019 permaneceram na Série A para continuarem realizando um dos melhores clássicos do Brasil, com uma das principais rivalidades estaduais. 

Desde então, se tornaram as grandes referências do futebol nordestino, conquistando o principal título do primeiro semestre, em 2019 (Fortaleza) e 2020 (Ceará), a Copa do Nordeste, mais conhecida como Lampiões League. Enquanto no estadual, o Leão tem levado a melhor, faturando os últimos dois campeonatos.

Foto: Reprodução/Twitter

As equipes voltam a se enfrentar no mês de dezembro depois de 22 anos, numa temporada cheia de momentos marcantes para os dois lados. O Fortaleza, porém, tem leve vantagem em 2020, com três vitórias, contra dois triunfos alvinegros e um empate.

Mas desde 2019, no Campeonato Brasileiro, o mandante tem levado a melhor. Até aqui, foram apenas três encontros: o Ceará venceu as duas em que foi o mandante no Castelão, incluindo o jogo do primeiro turno deste Brasileirão na sétima rodada. O autor do gol da vitória foi o meia Vinicius, vulgo Vina, grande nome do Vozão na temporada.

Agora, o Fortaleza poderá se vingar do revés sofrido para o rival. Em 2019, quem decidiu para o Leão foi o centroavante Wellington Paulista, um dos principais artilheiros do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. 



Um detalhe curioso é que, em meio as oscilações, Fortaleza e Ceará não vencem há mais de um mês jogando em casa. A última vitória do Leão foi justamente contra o Ceará, na segunda final do estadual, em 21 de outubro. Desde então foram quatro jogos e nenhuma vitória. Enquanto o Vovô venceu pela última vez no Castelão em 4 de novembro, quando superou o Santos, pela Copa do Brasil e avançou para as quartas de final da competição.

Autor do único gol nos 180 minutos, Vina foi o herói da classificação

Foto: Reprodução/Twitter

As atenções no domingo a noite, às 20h30, serão todas voltadas ao Clássico-Rei. O Fortaleza, em 13º, está apenas há dois pontos atrás do arquirrival Ceará, em 11º, com 32. Portanto, é clássico às vésperas do natal, sendo confronto direto no Brasileirão e último clássico na temporada. Um jogo que pode mudar completamente o rumo da reta final na competição.

O técnico Chamusca vai poder contar com um reforço importante para o ataque, com o retorno de Romarinho, recuperado da Covid-19. Por outro lado, Guto Ferreira terá Vina à disposição, depois do meia cumprir suspensão automática, pelo terceiro cartão amarelo.  É mais uma oportunidade de fazer história no clássico, o sexto seguido sem torcida no estádio.

Joga CartolaFc e está mal nas ligas? Receba nossas dicas até o fim da competição em seu celular por apenas R$ 26,87.

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times