Foto: Lucas Merçon / Fluminense
Nesta terça-feira (1), o Fluminense terá o jogo da volta pela Pré-Libertadores contra o Millonarios, em São Januário. A princípio, o Tricolor venceu o jogo da ida por 2×1 e precisará apenas de um empate para passar de fase. Contudo, um personagem pode ser fundamental para a vitória. Em suma, o técnico Abel Braga vem construindo uma história majestosa no Fluminense e isso é comprovado por seu histórico. Responsável por ser o segundo treinador com mais jogos pelo Tricolor, ficando atrás apenas de Zezé Moreira, Abelão jamais perdeu em jogos de mata-mata pelo Flu jogando em São Januário.
COPA DO BRASIL 2005
Em sua primeira passagem pelo Fluminense, em 2005, Abel Braga teve jogos importantes pela Copa do Brasil daquele ano. Apesar de ter perdido o título da competição devido aos desfalques, o treinador encontrou no Estádio de São Januário um lugar para chamar de casa. A primeira partida ocorrida nos gramados do time do Vasco, ocorreu contra o Treze, pelas quartas de final. Em síntese, o Tricolor venceu com um placar magro de 1×0.
Por conseguinte, na semifinal, o Fluminense encarou o Ceará e Abel teve uma partida truncada, mas conseguiu garantir o empate em 2×2. Já na final contra o Paulista, o Flu deixou a desejar e passou despercebido sem nenhum gol marcado. Em resumo, após perder por 2×0 em Jundiaí, o plantel de Abelão viu o título escapar das mãos.
COPA SUL-AMERICANA 2005
Naquele mesmo ano, Abel levou o Fluminense para a Copa Sul-Americana. Habituado ao campo de São Januário, o Tricolor continuou com sua façanha. Nas oitavas de final enfrentou o Banfield e venceu por 3×1. Em continuidade, nas quartas de final venceu a Universidad Católica por 2×1, mas acabou eliminado fora de casa pelo placar agregado de 3×2.
LIBERTADORES DE 2013
Em sua segunda passagem pelo Fluminense, Abel Braga continuou com a sequência sem perder no mata-mata jogando em São Januário. Em 2013 foram disputados três jogos em território vascaíno. Em resumo, o primeiro duelo na fase de grupos foi contra o Caracas, e o Tricolor conseguiu vencer por 1×0. Por conseguinte, nas oitavas de final, o Flu enfrentou o Emelec e venceu por 2×0. Por fim, em seu último confronto fatal, a equipe carioca acabou empatando sem gols contra o Olimpia, mas foi eliminado fora de casa com um placar de 2×1.
Em resumo, em jogos defendendo o Fluminense em São Januário, Abel Braga soma 61,90% de aproveitamento (três vitórias e quatro empates). Ademais foram marcados dez gols e sofridos seis.