Foto: Divulgação/Flamengo
Neste sábado (16), Flamengo e Coritiba duelam no Maracanã, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022. Ambas equipes buscam encostar na parte de cima da tabela de classificação e se aproximar dos líderes.
O Fla vem de triunfo e classificação na Copa do Brasil, batendo o Atlético-MG por 2 a 0, pelo Brasileirão o time foi derrrotado pelo Corinthians, na Neo Química Arena, a equipe rubro-negra tem a 9ª posição com 21 pontos. Já o Coxa ficou na igualdade contra o Juventude em 2 a 2, e está na 14ª posição com 19 pontos.
Para engrenar e com casa cheia, o Mengão conta com um ótimo retrospecto jogando como mandante diante do Coxa, em toda história do confronto, a equipe paranaense tem apenas dois triunfos como visitante.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
No total do encontro, as equipes já se enfrentaram por 53 oportunidades, e o Fla tem vantagem, são 27 triunfos, contra 16 do Coxa e 10 empates, 44 desses jogos foram pelo Campeonato Brasileiro.
Tendo o Flamengo como mandante, o duelo favorece muito o time da casa, em 27 jogos no Rio de Janeiro, são 17 vitórias para o Mengão, sete empates e apenas três triunfos para o Coxa Branca. Ademais, são 51 gols marcados pelos cariocas, e 24 para os visitantes.
Portanto, tendo um baita retrospecto contra o adversário diante da sua torcida, o Fla embalado após a classificação busca somar três pontos e subir no Brasileirão. Por outro lado, como franco-atirador, o Coxa Branca tenta quebrar essa marca negativa e encostar no rival na pontuação.
As três vitórias do Coxa foram pelo Brasileirão (1985, 2001 e 2015), a mais recente o Coritiba venceu por 2 a 0, com gols de Henrique Almeida e Kléber. Desde último triunfo foram quatro jogos, com três vitórias rubro-negras e um empate.
A última vez que as equipes se enfrentaram foi na temporada passada pela 3ª fase da Copa do Brasil, o Fla avançou, no Maracanã a equipe da casa venceu por 2 a 0, com gols de Vitinho e Bruno Henrique. Pelo Brasileirão, o último encontro foi em 2020, sem publico, a equipe de Rogério Ceni venceu por 3 a 1, Renê, Arrascaeta e Bruno Henrique marcaram para o Fla e Matheus Oliveira descontou.