Foto: Divulgação/Flamengo
O Flamengo de Paulo Sousa vai buscando encontrar o bom futebol, classificado para o mata-mata da Copa Libertadores da América e para as oitavas de final da Copa do Brasil, a equipe busca se recuperar no Campeonato Brasileiro, onde está na parte de baixo da tabela, sendo o primeiro fora da zona de rebaixamento.
Com apenas seis pontos em seis jogos, a equipe Rubro-Negra recebe o Goiás neste sábado e tem o favoritismo para o confronto, pressionadoo técnico português tem um confronto considerado mais tranquilo para vencer e fazer uma boa atuação.
No Brasileirão, a equipe vem de empate contra o Ceará em 2 a 2, fora de casa, no meio de semana o time venceu a Universidad Católica pela Libertadores por 3 a 0, em ambas partidas, o volante Willian Arão marcou, contra o Vozão o jogador fez os dois gols da equipe e na Liberta abriu o caminho para a vitória.
Muito cobrado por não estar em seu melhor momento defensivo, Arão que vem atuando também como zagueiro com o técnico Paulo Sousa, está se destacando no ataque, marcando gols importantes para o Mengão.
>Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Foto: Divulgação/Flamengo
Arão começou sua carreira nas categorias de base do Grêmio Barueri, onde foi muito bem e despertou interesse do São Paulo e do Corinthians em 2008, porém fechou com a equipe do Morumbi, dois anos depois, o jogador foi campeão da Copinha com o Tricolor ao lado de grandes nomes como Lucas Moura e Casemiro.
Após um bom desempenho, o jogador chamou atenção do futebol europeu, e fechou com o Espanyol, da Espanha. Sem receber muitas chances, Arão atuava muito pelo time B do clube espanhol.
Ainda jovem e querendo jogar, Willian Arão se transferiu para o Corinhtians para a temporada de 2012, com um elenco muito qualificado e grandes jogadores na posição, o volante teve poucos oportunidades, e atuou apenas em 17 jogos com a camisa do Timão, e no banco de reservas conquistou quatro títulos com a equipe: Libertadores da América 2012, Mundial de Clubes 2012, Paulistão 2013 e Recopa Sul-Americana 2013.
Sem conseguir atuar, Willian Arão somou diversos empréstimos, no fim de 2013, o jogador vestiu a camisa da Portuguesa, e jogou por apenas 15 vezes. No ano de 2014, ele foi emprestado a Chapecoense e após cinco anos no futebol profissional marcou seu primeiro gol, numa partida contra o Atlético de Ibirama, na Arena Condá, porém sua passagem pelo Verdão não durou muito, e o jogador retornou ao Timão no meio da temporada.
Foto: Divulgação/Corinthians
Sem jogar na equipe do Parque São Jorge, Arão mais uma vez foi emprestado, dessa vez ao Atlético-GO, onde ele foi bem, contribuindo para a boa campanha do Dragão na Série B de 2014.
Com o fim de contrato com o Corinthians, Arão foi contratado pelo Botafogo como reforço para 2015. Na temporada qual o Fogão disputava a Série B do Brasileirão, o volante chegou na equipe e logo de cara ganhou a titularidade, muito bem na função de primeiro ou segundo volante, o recém-contratado dominava o meio-campo botafoguense, sendo um dos principais jogadores do título e acesso do clube a elite do futebol brasileiro, por lá foram 57 jogos e sete gols.
Após uma grande temporada, durante o ano o Fogão buscava a renovação de contrato com Arão, porém sem sucesso, em um grande imbróglio as partes não chegaram a um acordo, e o caso foi parar até na FIFA, saindo pela porta dos fundo do clube, no fim de 2015, Arão foi anunciado como novo reforço do Flamengo.
Foto: Divulgação/Botafogo
No Flamengo, Arão chegou com moral, no ano de 2016, o jogador foi o atleta com mais desarmes do Brasileirão, no mesmo ano recebeu a faixa de capitão da equipe. Um dos líderes do plantel, em dois anos ele já tinha 100 partidas com o Mengão, ademais, na equipe ele pegou gosto de marcar gols.
Em 2017, ano qual o Flamengo começou investimentos para se tornar uma equipe vencedora, Arão era um dos pilares do elenco, porém o jogador teve altos e baixos com a camisa Rubro-Negra, na temporada de 2018, o volante quase foi negociado com o Olympiacos, da Grécia e por pouco não fechou com o time grego. Após a falha na negociação, Arão recuperou seu espaço no time, e votou a jogar bem, assim, renovando seu contrato.
Com a chegada de Jorge Jesus, Arão ganhou mais responsabilidades no sistema defensivo, e correspondeu, com muita intensidade, força e uma boa saída de jogo, o volante era fundamental na equipe campeã da Libertadores e do Brasileirão, naquele time histórico.
Foto: Divulgação/Flamengo
Com Rogério Ceni, Arão foi utilizado como zagueiro pela primeira vez, e atuou na função em grande parte da campanha do título do Brasileirão de 2020. Com Renato Gaúcho o jogador voltou para a posição.
Paulo Sousa chegou ao Mengão com uma filosofia de jogo diferente, começando pelo sistema defensivo, o português gosta de atuar com uma linha de três zagueiros, e com problemas com os jogadores da função, Arão voltou a ser utilizado na primeira linha.
10 vezes campeão no Flamengo, e como um dos jogadores mais experientes do plantel, Arão tem contrato com a equipe Rubro-Negra até o fim da próxima temporada. Nas últimas partidas o volante/zagueiro vem recuperando a confiança, e desempenhando um papel goleador, principalmente nas jogadas de bolas aéreas. Ademais, mesmo jogando mais recuado, o jogador é muito participativo nas ações da equipe com a bola.
Willian Arão nos últimos dois jogos pelo Flamengo:
- 3 gols
- 5 chutes (4 no gol)
- 65% duelos ganhos
- 11 bolas recuperadas
- 8 desarmes
- 6 cortes