Fla ou Palmeiras? Veja como os times dominam o Brasil nos últimos anos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A rivalidade entre Flamengo e Palmeiras transcendeu a fronteira entre Rio e São Paulo nos últimos três anos e ganhou dimensões continentais. De fato, as equipes dominaram o futebol brasileiro e sul-americano recentemente e a dúvida para saber quem é ou foi melhor neste período retorna a cada novo confronto direto entre os times.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

A vitória do Flamengo por 1 a 0 na primeira rodada do Brasileirão 2021 deixou entalada na garganta palmeirense a sensação de superioridade do adversário quando se trata do duelo entre ambos. O resultado aumentou a ressaca do Palmeiras que não vence o Fla há oito partidas consecutivas. Foram quatro vitórias rubro-negras e quatro empates nos últimos encontros.

No Maracanã, aliás, o Flamengo completou seis anos sem perder para o Palmeiras. O último triunfo palmeirense sobre o Fla no estádio foi por 2 a 1, na sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2015. Naquela partida, Dudu e Vitor Hugo marcaram para a equipe paulista e Pará descontou para os cariocas.

Levantamos os números dos dois times entre 2018 e 2020 – principal período considerado por muitos o de soberania da dupla – para saber quem foi melhor. No aproveitamento total desses anos, o Flamengo tem uma leve superioridade em relação ao Palmeiras, com 68,3% contra 65,5%. Ainda nesta faixa de tempo, o Fla levantou sete títulos contra quatro do Alviverde. Confira abaixo outras estatísticas por temporada.

2018: Palmeiras conquista o Brasil e Flamengo passa em branco

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Apesar da confirmação do décimo título brasileiro ter vindo diante do Vasco, uma semana antes da última rodada do Brasileirão 2018, foi em casa, no Allianz Parque, contra o Vitória, que o Palmeiras levantou o troféu diante de 41.256 torcedores. A conquista veio para coroar um trabalho de recuperação do clube que nos dois anos anteriores havia conquistado outro Brasileiro, em 2016, e sido vice-campeão, em 2017. Borja, com 20 gols, Willian, com 16, Dudu e Bruno Henrique, com 14, foram os principais artilheiros nesta temporada.

Neste ano, o Flamengo não levantou nenhum título e ainda amargou o vice-campeonato do Brasileirão. Henrique Dourado e Paquetá, com 12 gols, e Vinícius Júnior e Everton Ribeiro, com 10, foram os principais goleadores do time.

RESUMO DA TEMPORADA 2018

TIMEJOGOSVITÓRIASEMPATESDERROTASGOLS PROGOLS CONTRAAPROVEITAMENTOTÍTULOS
FLA67361813964662,60%0
PAL744518111214968,90%1

2019: O Flamengo de Jesus e o Palmeiras sem decidir títulos

Foto: Rodrigo Coca / CONMEBOL

Depois de ter batido na trave da Copa do Brasil e da Sul-Americana em 2017 e ter amargado o segundo lugar do Brasileirão em 2018, enfim a diretoria do Flamengo colheu os frutos de anos de austeridade financeira. Os títulos vieram após a contratação de várias estrelas e do técnico Jorge Jesus, que marcou o nome na história do clube em pouco tempo com as conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro naquela temporada.

Além dos principais títulos, o Rubro-Negro já havia iniciado o ano com o troféu do Cariocão sob o comando de Abel Braga. No fim das contas, os títulos foram resultados do ataque dos quase 100 gols formado por Gabriel, que marcou 43, Bruno Henrique, que fez 35, e Arrascaeta, que anotou 18 naquele ano.

Neste mesmo 2019, o Palmeiras não conseguiu chegar em nenhuma decisão de campeonato, caindo nas semifinais do Paulista, nas quartas da Copa do Brasil e Libertadores, e terminando em terceiro lugar no Brasileirão. Gustavo Scarpa e Dudu, com 13 gols, e Bruno Henrique, com 10, foram os artilheiros da equipe.

RESUMO DA TEMPORADA 2019

TIMEJOGOSVITÓRIASEMPATESDERROTASGOLS PROGOLS CONTRAAPROVEITAMENTOTÍTULOS
FLA74491691506473,40%3
PAL683919101054466,60%0

2020: Palmeiras reencontra a Libertadores e Fla se mantém no Brasileirão

Foto: Cesar Greco / Palmeiras

No ano marcado pela pandemia global, os clubes novamente se sobressaíram em relação aos demais times no Brasil e na América do Sul. O Palmeiras conquistava novamente a Libertadores após 21 anos. O Alviverde já havia iniciado a temporada com o título do Paulistão sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Mas foi necessária a chegada do português Abel Ferreira para que a equipe, além do topo da América, chegasse também ao troféu da Copa do Brasil. Luiz Adriano, com 20 gols, Raphael Veiga, com 18, e Willian, com 17, foram os artilheiros do time.

O Flamengo, além de ter iniciado o ano com bicampeonato do Cariocão e troféus da Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, lutou até a última rodada do Brasileirão e conseguiu também o bicampeonato da competição. Quatro conquistas para a equipe dos artilheiros Gabriel, que marcou 27 gols, Pedro, que anotou 23, e Bruno Henrique, que balançou as redes 21 vezes.

RESUMO DA TEMPORADA 2020

TIMEJOGOSVITÓRIASEMPATESDERROTASGOLS PROGOLS CONTRAAPROVEITAMENTOTÍTULOS
FLA704413131317869%4
PAL773924141205561%3

2021: O ano do tira-teima

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Em todo este período de duelo entre os clubes, coube à temporada 2021 colocar Flamengo e Palmeiras em uma decisão direta por um título. E o Fla levou a melhor ao conquistar o bicampeonato Supercopa do Brasil. Após o empate em 2 a 2, no Mané Garrincha, em Brasília, melhor para o Rubro-Negro que venceu a disputa de pênaltis por 6 a 5.

A sequência da temporada favorece o Flamengo, que no Rio manteve a hegemonia e levantou mais um título do Cariocão. O Palmeiras, além do vice para o Fla, lamentou as derrotas nas finais da Recopa Sul-Americana, para o Defensa y Justicia, da Argentina, e do Paulistão, para o São Paulo.

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times