Finalista em duas das últimas três edições, veja as melhores campanhas do Flamengo na Libertadores

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Divulgação/ Flamengo

O Flamengo vai para sua sexta participação seguida na Copa Libertadores da América. O Mengão garantiu sua classificação direto para a fase de grupos após ser vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2021. 

Finalista da última edição, onde perdeu o título para o Palmeiras, novamente o Flamengo entra como um dos favoritos para obter a Glória Eterna, campeão da competição mais importante do continente em 2019, a equipe Rubro-Negra estreia na próxima terça-feira (05), fora de casa, contra o Sporting Cristal-PER.

Em um grupo considerado tranquilo, o Mengão com um elenco muito qualificado tem tudo para sobrar. Sendo assim, os rivais da equipe brasileira no grupo H, são: Sporting Cristal-PER, Talleres-ARG e Universidad Católica-CHI.

>Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!

Foto: Divulgação/ Flamengo

O Flamengo tem um feito histórico na competição, logo em sua primeira participação, a equipe conquistou seu primeiro título. Os cariocas vão para sua 18ª participação, até aqui são dois títulos (1981 e 2019), um vice (2021), duas eliminações na 2ª fase (1982 e 1984), cinco quedas na fase de grupos (1983, 2002, 2012, 2014 e 2017), três eliminações na oitavas de final (2007, 2008 e 2018), e três nas quartas de final (1991, 1993 e 2010).

Na Libertadores, o Flamengo soma 149 jogos, 81 triunfos, 36 derrotas e 32 empates, tendo 61,99% de aproveitamento. Ademais, a equipe tem 283 gols feitos e 171 gols sofridos. Dessa maneira, com todos esses números, confira as melhores campanhas do Mengão na competição.

Foto: Divulgação/ Flamengo

Campeão Brasileiro de 1980, o Flamengo de Zico chegou na Libertadores de 1981 como um grande candidato ao título. Em um formato diferente, o grupo 3 era formado por equipes brasileiras (Flamengo e Atlético-MG) e paraguaias (Cerro Portenõ e Olimpia). Com duas vitórias e quatro empates, os brasileiros fizeram uma campanha igual, dessa forma, jogando uma partida de desempate, onde o Fla levou a melhor por W.O.

Na fase final, eram dois grupos com três equipes, onde os melhores de cada avançavam e faziam a final, sendo assim, com oito pontos, o Flamengo deixou o Deportivo Cali-COL  e Jorge Wilstermann-BOL pelo caminho e chegou até a final para enfrentar o Cobreloa-CHI.

Com dois gols de Zico, o Flamengo venceu a equipe chilena por 2 a 1 no Maracanã e conquistou seu primeiro título da tão almejada Libertadores.

Foto: Divulgação/ Flamengo

Após o primeiro título, o Flamengo teve diversas participações vergonhosas na Libertadores, acumulando eliminações precoces e inesperadas.  Até que em 2019, após um grande investimento trazendo jogadores para qualificar o elenco e o técnico português, Jorge Jesus, a equipe Rubro-Negra chegou ao seu segundo título. 

Mesmo com um elenco recheado de bons jogadores, o Fla sofreu na fase de grupos e passou no detalhe. Ao lado de LDU-EQU e Peñarol-URU, a equipe brasileira ficou com 10 pontos, mas com um saldo de gol superior, ainda conseguiu terminar na primeira posição do grupo.

Na fase mata-mata, logo nas oitavas de final, os torcedores do Flamengo tiveram que sofrer. A equipe passou pelo Emelec-EQU nos pênaltis. Após muito drama, o Mengão mostrou sua força e passou por cima de dois brasileiros, nas quartas eliminando o Internacional, e na semi o Grêmio, com o placar agregado de 6 a 1, sobre o Tricolor Gaúcho.

Para decidir o título, o rival foi o tão tradicional River Plate-ARG, e de volta o sofrimento. Em jogo único, em Lima, no Peru, a equipe brasileira saiu perdendo logo no começo da partida, mas nos minutos finais com dois gols de Gabigol, a Nação explodiu e o Flamengo se tornou bi-campeão da Libertadores da América.

Foto: Divulgação/ Palmeiras

Entrando na competição ainda mais forte em 2020, porém sem Jorge Jesus, o Flamengo foi em busca do Tri campeonato. Fazendo uma fase de grupos quase perfeita, a equipe sobrou mas, novamente uma eliminação inesperada, o time brasileiro caiu nas oitavas de final para o Racing-ARG nos pênaltis.

Em 2021 ainda com muita empolgação, o Flamengo fez uma fase de grupos OK, tendo três vitórias e três empates, em um grupo com Vélez-ARG, LDU-EQU e Unión La Calera-CHI.

Passando em primeiro do grupo, o Fla foi engrenar no mata-mata, nas oitavas o time enfrentou o Defensa y Justicia-ARG e avançou com um placar agregado de 5 a 1. Nas quartas, o Mengão também sobrou, desta vez, sobre o Olimpia-PAR com duas goleadas, 4 a 1 e 5 a 1.

Tendo vida tranquila também na semifinal, o time brasileiro enfrentou o Barcelona-EQU e venceu por 4 a 0 na soma dos placares. Sendo assim, avançando a final para enfrentar o Palmeiras.

Em um confronto entre os dois últimos vencedores, era uma das finais mais equilibradas dos últimos anos, e com as duas equipes mais preparadas, e também com os elencos mais qualificados do Brasil.

Numa final muito parelha, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, a equipe paulista venceu por 2 a 1 na prorrogação, com um erro grave de Andreas Pereira. Dessa forma, frustrando o Flamengo, que teve seu primeiro vice da competição.

Foto: Divulgação/ Flamengo

Em 2022, o Flamengo entra novamente como um dos favoritos ao título, com o português Paulo Sousa no comando, a equipe qualificou ainda mais seu elenco com contratações pontuais. Dessa maneira, tendo um grupo teoricamente acessível o time brasileiro tem tudo para avançar tranquilamente e brigar com força máxima nas fases finais.

Portanto, finalista em duas das últimas três edições, o Flamengo busca novamente estar presente na final, desta vez em Guaiaquil, no Equador, para quem sabe conquistar mais uma vez a Glória Eterna.

Quer começar a faturar grana com apostas esportivas? É só clicar, se cadastrar e fazer parte da Batfast, nova parceira do Joga10 News!

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times