Foto: Fabio Menotti/Palmeiras
Na primeira convocação do técnico Dorival Júnior, até então rival na última temporada por comandar o São Paulo, o zagueiro Murilo, do Palmeiras, teve o nome na lista da Seleção Brasileira para os amistosos internacionais contra Inglaterra e Espanha, na Europa.
Desde que chegou ao Verdão, o zagueiro passou a ser peça fundamental e desbancou Luan, companheiro de zaga de Gustavo Gómez desde 2018. Após a disputa do Mundial de Clubes em 2022, quando o camisa 13 sofreu uma lesão, Murilo segue sendo o titular de Abel Ferreira na defesa.
No último fim de semana, Murilo até se envolveu num lance polêmico com o goleiro Rafael, também convocado por Dorival Júnior para a Seleção Brasileira. O arqueiro teria dado um soco na cabeça do zagueiro alviverde que resultou no gol de empate do Palmeiras no Choque-Rei. Muitos são-paulinos entendem que não foi pênalti.
Foto: Fabio Menotti/Palmeiras
O que chama atenção são os números de Murilo pelo Verdão. Já são 115 partidas e somente 12 derrotas desde 2022. Nesse período ele fez mais gols do que perdeu jogos. balançando as redes em 16 oportunidades.
Boa parte dos gols foram no 1º ano de Palmeiras, marcando 11 vezes, sendo cinco na campanha do título do Brasileirão. Em 2023 foram cinco. Na atual temporada (2024) ele ainda não marcou. Mas também já contribuiu de outra forma no ataque, com cinco assistências.
Além do excelente aproveitamento na bola aérea ofensiva, Murilo faz bem o seu papel na defesa. São pelo menos 477 bolas recuperadas, com 134 desarmes e 130 interceptações.
Aos poucos ele também vai ganhando confiança ao sair da defesa como um volante achando bons passes para os atacantes. O zagueirão tem 90% de acerto no passe. Aos 26 anos, Murilo vive o auge de sua carreira e sempre destacou que sua ida ao Palmeiras foi a melhor decisão de sua vida. Isso porque quando chegou ao clube estava no Lokomotiv, da Rússia, no qual sofria com lesões.