Foto: Divulgação-AtléticoMG
Após os jogos de ida da semifinal da Libertadores, tudo indica que o futebol brasileiro será representado por dois times: Atlético-MG e Botafogo. No entanto, ainda tem o jogo de volta e os perdedores na ocasião, Peñarol e River Plate, jogam em casa, e vão tentar fazer o papel de casa.
Acontece que nenhuma vitória simples será o suficiente. O Galo bateu o River por 3 a 0 na ida e pode perder por até dois gols de diferença para avançar de fase. A situação do Peñarol é ainda pior, já que levou 5 a 0 para o Botafogo no Nilton Santos.
VEJA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DAS SEMIFINAIS DA LIBERTADORES
Sendo assim, o Joga10 News fez um levantamento das últimas e a quantidade de vezes que River e Peñarol venceram pelo placar mínimo e necessário de gols para avançar à final, assim como os reveses sofridos de Atlético-MG e Botafogo.
PEÑAROL (0) X (5) BOTAFOGO
O Glorioso sofreu uma goleada por 5 a 0 pela última vez há 10 anos, ainda para o Santos em outubro 2014, nas quartas de final da Copa do Brasil, jogo de volta. Desde então, chegou a ter derrotas elásticas, mas não sofrendo cinco gols. A pior e mais recente foi em 2022, quando perdeu por 4 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque.
Foto: Vítor Silva/ BFR
Em 2024, o Botafogo sofreu somente 11 derrotas, sendo apenas sete com Arthur Jorge no comando, e a pior delas foi o 3 a 0 para o Cruzeiro, no Nilton Santos. Fora de casa ainda não perdeu por mais de dois gols de diferença.
>PEÑAROL EMPATE ANULA APOSTA: ODD 1.78
O Peñarol, em contrapartida, venceu o Cerro por 5 a 0 ainda em setembro. Pouco antes, também goleou o Rampla Juniors por 4 a 0, ambos jogos pelo Campeonato Uruguaio.
Na atual edição da Libertadores, chegou a também a golear o The Strongest, nas oitavas de final, por 4 a 0, em casa. E na fase de grupos goleou o Caracas, da Venezuela, pior time do Grupo G, por 5 a 0, resultado necessário para ainda levar a decisão para os pênaltis contra o Botafogo.
RIVER PLATE (0) X (3) ATLÉTICO-MG
O River Plate sofreu uma derrota inesperada por 3 a 0 para o Atlético-MG na Arena MRV. Em 2020, o Palmeiras fez o mesmo, mas na ocasião venceu na Argentina e acabou avançando no Allianz Parque, mesmo perdendo por 2 a 0 para os argentinos.
Na atual temporada, seis das 23 vitórias do River foram por três ou mais gols de diferença, porém nenhuma delas aconteceu na Libertadores, todas elas no Argentino. São oito vitórias em 11 jogos na campanha e apenas em quatro a diferença foi por dois gols, o que não seria suficiente para eliminar o Atlético-MG.
Última vez que o River venceu por mais de três gols na Libertadores foi o 8 a 1 sobre o Allianza Lima e o 4 a 0 diante do Colo-Colo, ainda na edição de 2022.
Já o Atlético Mineiro perdeu apenas três vezes na temporada pela diferença de três gols. A primeira para o Palmeiras, sofrendo 4 a 0 na Arena MRV. E outras duas por 3 a 0: para o Botafogo e Bahia, ambos os jogos fora de casa e todos eles válidos pelo Brasileirão.
FINAL ALVINEGRA?
Atlético-MG e Botafogo estão encaminhados e bem próximos de repetir uma final entre brasileiros, como aconteceu em 2020 (Palmeiras 1×0 Santos), 2021 (Palmeiras 2×1 Flamengo) e 2022 (Flamengo 1×0 Athletico-PR), mas desta vez com dois alvinegros.