Foto: Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo fez história ao conseguir conquistar a melhor campanha do primeiro turno na era dos pontos corridos desde 2006. Foram 47 pontos após 19 rodadas, superando o até então recorde do Corinthians em 2017, quando obteve 47 pontos.
O detalhe é que o Glorioso perdeu toda a vantagem construída de até 14 pontos na liderença, estando agora há dois pontos do Palmeiras. Ao menos a equipe tem um jogo a menos para disputar e pode retomar o topo da tabela, ficando um ponto na frente (63×52), desde que vença o Fortaleza no Castelão.
No segundo turno, por outro lado, o Botafogo soma apenas 31% de aproveitamento, exatamente a metade do Palmeiras. Em 14 jogos, o Fogão obteve apenas 13 pontos, com três vitórias, quatro empates e sete derrotas.
Esses números fazem do Botafogo o 4º pior time do Brasileirão desde a 20ª rodada, à frente apenas de Cruzeiro, Goiás e América. Por exemplo, se o campeonato começasse no 2º turno, o alvinegro estaria na 17º colocação, 17 pontos atrás do Atlético-MG, que tem a melhor campanha nesse período.
De melhor ataque, com 35 gols no primeiro turno, o Botafogo passou a ter apenas o 12º, com 18 tentos. De melhor defesa, com somente 11 gols sofridos em 19 rodadas, tem apenas a 12ª com 10 gols sofridos (em 14 jogos).
Foto: Arthur Barreto/ BFR
O levantamento do Sofascore também mostra que a equipe passou a precisar de mais chutes para marcar (de 1º para 10º no ranking entre os cubes), além de ser o 1º em menos chutes para sofrer gol ao 7º lugar no quesito.
Principal nome do time, Tiquinho Soares era o artilheiro isolado do Brasileirão, com 13 gols nas primeiras 19 rodadas. Na 34ª, ele tem 16 tentos anotados, contra 17 de Paulinho, do Atlético-MG, Luis Suárez aparece logo atrás com 14 gols.
E o fator primordial de tudo isso que está acontecendo com o clube nos últimos meses certamente é o mando de campo. O Botafogo venceu todas as 11 primeiras partidas no “tapetinho” do Nilton Santos. Contudo, já não vence há seis rodadas em casa.
Desde a derrota para o Flamengo por 2 a 1, com o golaço de Bruno Henrique, ainda na 22ª rodada, o Glorioso não voltou a vencer diante dos seus torcedores. Já são seis jogos sem vencer como mandante, com quatro derrotas e dois empates.
As últimas duas derrotas do Fogão foram impactantes e geraram maiores problemas no clube: os 4 a 3 sofridos de virada para Palmeiras e Grêmio, dois concorrentes diretos na briga pelo título.
O Verdão é o líder com 62 pontos, e o Tricolor gaúcho é 3º colocado com 59. O Botafogo tem 60 pontos e um jogo a menos. São seis jogos sem vencer, algo inédito em toda a temporada. Isso não aconteceu nem mesmo na Taça Guanabara, quando a equipe ficou de fora dos quatro melhores colocados para as fases finais do Carioca.