Foto: Rodrigo Coca-Corinthians
Alegando dores na panturrilha esquerda, o meia Renato Augusto foi substituído com apenas 19 minutos de jogo no último sábado em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro diante do Cuiabá.
No início desta semana, o meia vai passar por exames de imagem quando o elenco do Timão se reapresentar no CT Joaquim Grava, previsto para essa terça-feira (o técnico Vanderlei Luxemburgo deu dois dias de folga para os jogadores).
Parecia um dejavú quando o torcedor corintiano viu Renato Augusto deixar o campo mais uma vez por lesão. Somente em 2023, o craque do Timão sofreu dois problemas no joelho direito. Primeiro, um estiramento no ligamento colateral medial, o que acabou fazendo com que ficasse de fora contra o Ituano, nas quartas de final do Campeonato Paulista – o Corinthians foi eliminado nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal.
Depois, Renato teve a lesão no menisco, ainda na estreia do Timão na Libertadores diante do Liverpool-URU, que exigiu uma artroscopia. E então voltou de lesão após um mês e duas semanas na vitória sobre o Fluminense, pela 8ª rodada do Brasileirão. O técnico Vanderlei Luxemburgo revelou que foi necessário “acelerar o processo de recuperação” para ter o meia na fase final da Copa do Brasil, diante do Atlético-MG. Deu certo, com assistência do camisa 8, o Timão levou a decisão para os pênaltis e avançou de fase.
Mas a consequência dessa “aceleração” chegou contra o Cuiabá, um jogo depois de ter sido titular contra o Independiente del Valle na Libertadores. Antes, havia disputado alguns minutos da fase final do jogo contra o América-MG. Alessandro, gerente de futebol, disse que a comissão e direção do clube sabia dos riscos musculares e “agora é aproveitar esse tempo para recuperá-lo”.
Foto: Marcos Ribolli/ge
Renato Augusto retornou ao Corinthians no segundo semestre de 2021, na 16ª rodada do Brasileirão, marcando um gol na vitória por 3 a 1 sobre o Ceará, na Neo Química Arena. De lá para cá, foram 87 jogos disputados com o manto alvinegro.
Nesse mesmo recorte, o Timão foi a campo 126 vezes. Ou seja, Renato não disputou 40 dessas 126 partidas, por motivos diferentes, mas boa parte delas por lesão. Por exemplo, em 2023, o craque alvinegro foi desfalque em 50% dos jogos. Ele disputou 16 dos 32 disputados pelo clube na temporada.
Desses 40 jogos em que Renato não foi a campo, o Joga10 News apurou em que ele esteve no banco de reservas como opção em seis oportunidades, não sendo relacionado nos outros 34 jogos, sendo um em 2021, 17 em 2022, e 16 vezes na atual temporada.
A saber se há uma nova lesão ou se será necessário um maior período de recuperação para a sequência da temporada, Renato Augusto deve superar as 17 partidas de 2022 em que foi desfalque ainda nessa temporada mesmo em menor tempo, pelo histórico de lesões recorrentes em um curto período de três meses.
Desse o seu retorno, Renato Augusto balançou as redes em 10 oportunidades, além de ter concedido outras 13 assistências. Em 2023, balançou as redes em uma única oportunidade e deu quatro passes para gols.