A Turner suspendeu o contrato dos oito clubes da Série A do Campeonato Brasileiro com quem mantém contrato. A programadora detém os direitos de transmissão na TV fechada de Athlético-PR, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Palmeiras, Internacional e Santos.
A decisão tomada pela empresa norte-americana já vinha sendo discutida desde abril, quando procurou os clubes, inclusive abrindo a possibilidade de rescindir unilateralmente os acordos firmados.
Conforme noticiado pelo portal Uol, a medida adotada suspende o pagamento de 50% do valor pago às equipes para exibição de seus jogos no Brasileirão – que teria seu início no último domingo (3).
O repasse que estava previsto corresponde a cerca de R$ 104 milhões, a ser distribuído aos clubes. Todos eles, com exceção feita ao Fortaleza, iriam receber pouco mais de R$ 10 milhões. Por ter contrato diferente, o Leão receberia cifra menor.
A suspensão desse pagamento, de acordo com Uol, “azedou ainda mais a relação da Turner com os clubes”, uma vez que a programadora havia procurado as equipes semanas atrás tentando discutir supostos “desrespeitos”.
As sucessivas ações da empresa norte-americana estão sendo entendidas pelos brasileiros como manobras para forçar uma possível rescisão contratual.