Desde que foi criado, o programa de sócios-torcedores é uma das mais importantes fontes de renda dentro de um clube de futebol. Na maioria dos casos, o torcedor que opta por ser sócio desembolsa uma quantia mensal para ter diversas vantagens, dependendo da dinâmica de cada clube.
No Brasil, o Internacional foi o primeiro clube que implementou o programa, no ano de 2003. Inclusive, era o Colorado que liderava o ranking das equipes com mais sócios entre os times do Brasil. No ano passado, porém, o time gaúcho foi ultrapassado por uma equipe que vive uma ascensão nas últimas temporadas:
- PALMEIRAS (174 mil)
Crédito: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon
O retrospecto dos últimos anos levou o Palmeiras à primeira posição quando se trata de número de sócio-torcedores. Comandando por Abel Ferreira, o Alviverde conquistou 9 títulos de 2020 até o atual momento.
Dentre eles, pode-se destacar a conquista das duas Libertadores (2020 e 2021), além da Copa do Brasil (2020) e a Supercopa do Brasil (2023). A caminhada vitoriosa fez com que o clube paulista ganhasse grande apoio de sua torcida, o que contribuiu diretamente para o aumento significado do número de associados.
- INTERNACIONAL (129 mil)
Foto: Ricardo Duarte / Internacional
Logo na sequência aparece o Internacional, que liderou o ranking até pouco tempo atrás. Com mais de 120 mil associados, o Colorado oferece condições atraentes para seus torcedores, incluindo o direito de participar das votações do clube, mesmo nos planos mais básicos.
- GRÊMIO (118 mil)
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Em balanço divulgado no fim de 2023, o Grêmio chegou a marca de 118 mil associados e superou o Corinthians, que ocupava o terceiro lugar no ranking.
O aumento significativo se deu, principalmente, após a chegada do atacante Luis Suárez, que se destacou na temporada 2023, causando um efeito positivo dentro do clube. O aumento foi de quase 30% em relação ao número anterior à chegada do uruguaio, que era de aproximadamente 60 mil adimplentes.
- CORINTHIANS (116 mil)
Foto: Bruno Teixeira/Corinthians/Site Oficial
O último número divulgado pelo Corinthians consta cerca de 116 mil sócio-torcedores em dias com o clube. Vale ressaltar que a última vez que o Alvinegro Paulista divulgou a atualização dos números foi somente em julho da última temporada.
- FLAMENGO (103 mil)
Foto: Paulo Reis/Flamengo
Apesar de sempre estar nas primeiras posições no ranking das maiores médias de público nas últimas temporadas, o Flamengo aparece na quinta posição em número de sócios no Brasil.
Em 2023, o rubro-negro carioca foi bastante cobrado após não ter alcançado o sucesso esperado pelos torcedores, deixando escapar as sete competições que disputou. Para 2024, a expectativa é de maiores conquistas.