Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense
Dos sete clubes brasileiros que iniciam a Libertadores, três seguem vivos em busca da Glória Eterna. E todos eles, por sinal, foram muito bem nas quartas de final e estão com a classificação bem encaminhada, principalmente Palmeiras e Internacional.
O Fluminense, por outro lado, bateu o Olimpia por 2 a 0 nessa última quinta-feira, mas diferente de Inter e Palmeiras irá disputar a classificação fora de casa. E a equipe tem como exemplo o rival Flamengo que acabou sendo eliminado no Paraguai mesmo vencendo na ida por 1 a 0.
Depois de despachar o River Plate, o Internacional bateu o Bolívar na altitude com gol de Enner Valencia e está bem próximo da classificação, jogando por um simples empate no Beira-Rio. Confirmando a vaga, pode ter o Fluminense nas semifinais.
Foto: Ricardo Duarte/Inter
Já o principal candidato ao título, o Palmeiras goleou o Deportivo Pereira por 4 a 0 na Colômbia e só será eliminado se estiver em uma péssima noite da próxima quarta-feira no Allianz Parque. O Verdão chegou pela quarta vez consecutiva na semifinal sob o comando de Abel Ferreira, foi campeão em duas e ficou na semi na última temporada.
Depois de eliminar o Atlético-MG pelo 3º ano consecutivo, o Palmeiras não irá ter um novo confronto brasileiro na semifinal da Libertadores e sim um argentino. O alviverde vai enfrentar o ganhador de Racing ou Boca Juniors, o jogo de ida terminou sem gols em La Bombonera.
O Brasil segue cada vez mais forte na Libertadores e a decisão pode ter outra vez dois clubes brasileiros. Foi assim nas últimas três edições com Palmeiras x Santos (2020); Palmeiras x Flamengo (2021); Flamengo e Athletico-PR. Além disso, desde 2019 a Glória Eterna é erguida por Flamengo ou Palmeiras, cada um venceu duas vezes.