Foto: Fabio Menotti/Palmeiras
Dos sete clubes brasileiros na Libertadores, cinco já entraram e campo e nenhum conseguiu vencer na estreia da fase de grupos da edição 2024. Restam Atlético-MG e São Paulo que jogam na noite desta quinta-feira.
O Flamengo enfrentou o Millonarios, fora de casa, e apesar de ficar em vantagem numérica boa parte do 2º tempo, cedeu o empate em 1 a 1 e conquistou somente um ponto na estreia.
Por outro lado, priorizando o jogo de volta da final do Gauchão, o Grêmio foi até a altitude da Bolívia enfrentar o The Strongest com o time reserva e foi superado por 2 a 0, sem dificuldade.
O Palmeiras teve a mesma estratégia, poupando parte dos titulares, e iniciou o jogo contra o San Lorenzo repleto de reservas. A equipe até saiu perdendo, mas Piquerez saiu do banco e marcou o gol do empate em cobrança de falta.
Com desfalques importantes, atual campeão, o Fluminense foi até o Peru e também arrancou um empate na estreia. Depois de sair perdendo no 1º tempo, o atacante Marquinhos marcou de cabeça e igualou o placar em 1 a 1 contra o Alianza Lima.
Por fim, o Botafogo, que já havia disputado quatro jogos na Libertadores, disputando as fases inicias, estreou na fase de grupos com derrota para o Junior Barranquilla em pleno Nilton Santos. O time colombiano abriu três gols de vantagem em 40 minutos, e o lateral Hugo descontou ainda antes do intervalo, mas não foi o suficiente.
Nessa quinta, o São Paulo volta a Libertadores e reecontra o Talleres, da Argentina. O Tricolor não entra em campo desde o dia 17 de março, quando foi eliminado nas quartas de final para o Novorizontino, no Morumbi.
Já o Atlético-MG enfrenta o Caracas, da Venezuela, fora de casa, em meio a disputa da final do Campeonato Mineiro diante do rival Cruzeiro, que será realizada no próximo domingo. Esse será apenas o 2º jogo da comissão técnica de Gabriel Milito no comando.