Foto: Fabio Menotti/Palmeiras
O Palmeiras está fazendo história dentro do Campeonato Paulista. A equipe está em sua quinta final consecutiva de forma inédita no estadual e vai em busca do tricampeonato diante do rival Santos, no próximo domingo, no Allianz Parque – a partida começa às 18h (de Brasíla).
O Verdão, no entanto, não conseguiu vencer nenhum dos primeiros 90 minutos nessas cinco finais consecutivas no Paulistão: empatou com Corinthians (2020) e São Paulo (2021) e havia perdido as últimas duas, para São Paulo (2022) e Água Santa (2023).
Agora, após derrota para o Santos na Vila Belmiro por 1 a 0, o Palmeiras terá que ser o “time da virada”, como disse o técnico Abel Ferreira na coletiva após o jogo, pelo 3º ano consecutivo para conseguir alcançar o objetivo de ser tricampeonato Paulista.
O cenário é o mesmo nos últimos anos: a equipe alviverde chega na decisão de forma invicta, sem perder nos 14 jogos, perde a 1ª final e vai em busca da virada no jogo de volta, diante dos seus torcedores no Allianz Parque. Deu certo nas últimas duas edições.
Em 2022, o Palmeiras conseguiu reverter diante do rival São Paulo, depois de perder por 3 a 1 no Morumbi. O Verdão aplicou uma goleada por 4 a 0 no Allianz Parque. Mesmo placar diante do Água Santa na última temporada, já que perdeu por 2 a 1 na ida, na Arena Barueri.
Aliás, o técnico Abel Ferreira adotou a mesma estratégia em 2023 ao utilizar reservas na estreia da Libertadores, priorizando a preparação e recuperação física dos jogadores para a decisão do estadual. Portanto, o Verdão vai forte e determinado na busca pelo tri.
Principalmente Endrick: é certo que a joia palmeirense vai disputar sua última final com a camisa do Palmeiras, já que vai deixar o clube em julho ao completar 18 anos, rumo ao Real Madrid. E o jogador deixou claro o seu desejo em conquistar seu último título em campo, pouco antes de ser transferido. Na decisão de 2023, ele marcou dois gols, na ida e na volta, contra o Água Santa.