Foto: Fabio Menotti/Palmeiras
Endrick já deixou claro que quer (e muito) conquistar o título do Campeonato Paulista em 2024. Seria o seu bicampeonato estadual pelo Verdão e é certo que será sua última final pelo clube, antes de partir rumo ao Real Madrid, em julho, quando completar 18 anos.
A jovem promessa já marcou gol em clássicos pelo Palmeiras no profissional, algo que Gabriel Jesus, última grande joia revelada pelo clube, por exemplo, não conseguiu. No entanto, Endrick ainda não marcou gol contra o Santos, adversário da final deste domingo.
São quatro jogos disputados contra o Peixe, sendo três como titular. O retrospecto é de uma vitória, um empate e duas derrotas. Na vitória do Verdão por 2 a 1 na fase de grupos da atual edição, ainda em janeiro, Endrick não esteve à disposição por estar junto a Seleção Sub-20 no Pré-Olímpico.
Em contrapartida, o camisa 9 balançou as redes contra o rival Corinthians, já nessa temporada. E no último ano, também deixou sua marca diante do São Paulo, na vitória por 2 a 0 no Morumbi.
Endrick, no entanto, tem boas lembranças em decisões contra o Santos. Em 2017, quando tinha 11 anos, ele chegou a marcar um gol de voleio na final do Paulistão da categoria.
Já em 2022, na Copinha, principal torneio de base do Brasil, ainda com seus 15 anos, ele foi o responsável por abrir o placar na decisão contra o Peixe, também no Allianz Parque, para a conquista do título inédito das Crias da Academia.
E na primeiro final de Paulistão pelo profissional, em 2023, Endrick marcou dois gols contra o Água Santa, um em cada jogo. E são justamente de dois gols que o Palmeiras precisa para ser campeão no tempo normal, revertendo a derrota de 1 a 0 para o Santos na Vila.
A vitória pelo placar mínimo leva a decisão para os pênaltis e o simples empate dá o título ao Santos – e Endrick vai em busca da taça em sua última decisão com a camisa do Palmeiras e também seu último clássico contra o Peixe.