Foto: Divulgação/Bragantino
Nesta semana começa a Copa Libertadores 2024 para os clubes brasileiros. Dessa forma, Botafogo e RB Bragantino buscam passar por duas fases preliminares para chegar na fase de grupos da competição mais importante do Continente.
Porém, passar pela pré-libertadores não é nada fácil, sendo assim, o Glorioso e o Massa Bruta devem entrar ligados e com muita determinação para não serem eliminados antes da fase de grupos. A equipe de Tiago Nunes enfrenta o Aurora e o time do Bragantino duela contra o Rionegro Águiles.
Dessa maneira, vamos conferir os brasileiros que deixaram a competição nas fases preliminares. Ademias, nesta temporada fatalmente um dos dois vão cair na Pré, já que caso os dois times avancem eles se enfrentam na próxima fase valendo uma vaga na fase de grupos.
Foto: Conmebol
A pré-libertadores começou em 2005, e a primeira eliminação de um brasileiro aconteceu em 2011. Sendo assim, o Corinthians de Ronaldo e Roberto Carlos foi eliminado para o Tolima-COL, o Timão empatou em casa sem gols e foi derrotado na Colômbia por 2 a 0, um dos maiores vexames da história do clube.
Em 2017 a Pré aumentou para duas fases, portanto, aumentando ainda mais a dificuldade. Dessa maneira, em 2018 a Chapecoense, após alcançar o oitava lugar do Brasileirão passado, foi eliminada pelo Nacional-URU, com duas derrotas pelo placar mínimo.
Em 2019 foi a vez do tão tradicional na competição cair, o São Paulo perdeu para o Talleres-ARG, o Tricolor perdeu fora de casa por 2 a 0, e no Morumbi as equipes não saíram do 0 a 0. Também proporcionando um dos maiores vexames da história do clube.
Em 2020 foi novamente a vez do Corinthians não conseguir avançar. Contra o Guaraní-PAR, o Timão foi eliminado no gol fora, a equipe perdeu por 2 a 0, fora de casa e venceu por 2 a 1 em Itaquera mas, não foi o suficiente para avançar.
Mais uma equipe de tradição na Libertadores, dessa maneira, a bola da vez foi o Grêmio. A equipe gaúcha foi eliminada com duas derrotas por 2 a 1 para o Del Valle-EQU.
No ano de 2022, o Fluminense até passou pelo Millonarios, mas caiu para o Olímpia, do Paraguai. Em 2023, foi a vez do Fortaleza, que caiu para o o Cerro Porteño, do Paraguai na 2ª fase.
Sendo assim, Botafogo ou RB Bragantino vão manter a escrita de um brasileiro cair precocemente na competição pelo sétimo ano seguido.