Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Desde que a Supercopa do Brasil voltou a ser realizada pela CBF em 2020, somente o campeão do Campeonato Brasileiro ficou com o título simbólico de “super campeão nacional’.
O Flamengo desde então disputou todas as finais do torneio. Inclusive, esteve presente em cinco de todas as seis edições, incluíndo em 1991 quando ficou com o vice para o Corinthians, ficando de fora apenas em 1990, quando a decisão foi formada por Grêmio (campeão) e Vasco.
O Rubro-negro conquistou os títulos de 2020 e 2021, quando chegou como campeão do Campeonato Brasileiro, diante de Athletico-PR e Palmeiras, que conquistaram a Copa do Brasil.
O Atlético-MG foi um caso diferente. Afinal, em um ano mais que histórico como o de 2021, levou as duas taças: Brasileiro e Copa do Brasil. E o Flamengo se se credenciou à disputa como vice no Brasileirão. No final das costas, deu Galo em uma disputa frenética nos pênaltis.
Por fim, a última edição realizada no sábado (28), contou com Palmeiras (campeão Brasileiro) e Flamengo (que faturou a Copa do Brasil). E o vencedor dos pontos corridos, o Verdão, também levou a melhor num jogo épico por 3 a 3.
Foto: Divulgação-CBF
Além da curiosidade dos campeões do Brasileirão levarem a melhor nas últimas edições de Supercopa do Brasil, outro detalhe que chama atenção é o fato de Flamengo (2021) e Atlético-MG (2022) não terem obtido sucesso na mesma temporada em que celebraram a conquista nacional no primeiro semestre.
Em 2021, o Palmeiras ficou com o vice para o Flamengo na Supercopa do Brasil em abril, mas levou a melhor na decisão da Libertadores do mesmo ano em novembro, deixando o time Rubro-negro sem nenhuma conquista de expressão na época.
Já em 2022, depois de chegar com status de melhor time do Brasil e conquistar a Supercopa diante do Flamengo em fevereiro, o Galo esteve longe de atingir as expectativas nos meses seguintes, ficando apenas na 7ª colocação do Brasileiro, e caindo na Libertadores e Copa do Brasil para Palmeiras e Flamengo, respectivamente, de forma precoce nas oitavas e quartas de final.
Portanto, será que o Palmeiras será o clube a por um fim nessa sequência negativa dos últimos campeões da Supercopa do Brasil? A ver o que o ano de 2023 está guardando para Abel Ferreira e seus comandados.
Todas as decisões da Supercopa do Brasil:
1990 – Grêmio 2×0 Vasco
1991 – Corinthians 1×0 Flamengo
2020 – Flamengo 3×0 Athletico
2021 – Flamengo 2 (6) x (5) 2 Palmeiras
2022 – Atlético-MG 2 (8) x (7) 2 Flamengo
2023 – Palmeiras x Flamengo