Foto: Alexandre Durão/Grêmio
A atuação de gala de Luis Suárez repercutiu o mundo ao marcar um hat-trick contra o líder Botafogo. O Grêmio perdia por 3 a 1, então o craque uruguaio apareceu para fazer a diferença e colocar o time gaúcho de volta na briga pelo título do Brasileirão.
Foi apenas o segundo hat-trick de Suárez com a camisa do Grêmio. O primeiro foi logo em sua estreia contra o São Luiz, na final da Recopa Gaúcha. No entanto, nada se compara ao peso deste jogo contra o Botafogo.
Inclusive, até mesmo na legenda da publicação de Suárez, celebrando o hat-trick, ele diz “meu primeiro hat-trick”, praticamente não considerando o jogo contra o São Luiz na estreia da temporada 2023, embora esse jogo tenha sido marcante para o torcedor gremista.
Suárez não marcava um hat-trick desde 28 de outubro de 2018, na goleada do Barcelona por 5 a 1 sobre o rival Real Madrid. Ou seja, o craque uruguaio não conseguiu fazer três gols no mesmo jogo por Atlético de Madrid e Nacional, desde então
De qualquer forma, Luis Suárez já entrou para a história como o segundo jogador mais velho a fazer um hat-trick em um jogo de Campeonato Brasileiro. Ele só não supera o baixinho Romário, por uma diferença de sete meses.
Mais velhos a fazer hat-trick no Campeonato Brasileiro (oGol):
Romário (Fluminense): 37 anos e 4 meses
Suárez (Grêmio): 36 anos e 9 meses
Rodallega (Bahia): 36 anos e 1 mês
Ramón (Vitória): 36 anos e 10 dias
Luis Muller (Sport): 35 anos e 8 meses
Foi somente o segundo hat-trick da atual edição do Campeonato Brasileiro 2023. Everaldo, do Bahia, foi o primeiro quando fez três gols na vitória sobre o Goiás por 6 a 4.
Com os três tentos anotados, Suárez ultrapassou Marcos Leonardo, chegando a 14 gols, se tornando o terceiro maior artilheiro do campeonato. Paulinho, do Galo, é o novo líder no quesito, com 17, enquanto Tiquinho Soares, do Botafogo, tem 16 gols.