Foto: Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo conseguiu fazer, ou deixar de fazer, como preferir, a campanha mais inacreditável possível depois de abrir uma enorme vantagem na liderança do Brasileirão 2023. Após o 1º turno, a diferença para o vice-líder Palmeiras, que vai confirmar o título na última rodada, era de 13 pontos (!).
Ao todo, o Glorioso esteve na ponta da tabela durante 30 rodadas, da 3ª até a 33ª. E depois de obter a 4ª pior campanha no 2º turno e neste momento ficando há 10 partidas sem vencer, a equipe não tem nem mesmo uma vaga garantida na fase de grupos da Libertadores de 2024.
Após o encerramento do título simbólico no 1º turno, o Botafogo tinha simplesmente 13 pontos de vantagem para o Palmeiras, 20 do Atlético-MG, 15 do Flamengo e 14 pontos do Grêmio.
Foto: Reprodução – Toda a vantagem do Botafogo construída no 1º turno.
Na última rodada, todos esses quatro clubes estão na frente do Botafogo há uma rodada do fim do Brasileirão. O líder Palmeiras já soma cinco de vantagem para o time carioca, que já não tem mais chances de conquistar o título, depois de empatar com o Cruzeiro em 0 a 0 no Nilton Santos.
Atualmente na 5ª colocação com 64 pontos, o Botafogo pode até terminar em 5º lugar, caso não pontue contra o Internacional fora de casa. O RB Bragantino tem 62 pontos e enfrenta o Santos, também fora de casa, na última rodada.
O empate não é suficiente para ultrapassar o Grêmio, primeiro time dentro do G-4, pois o Tricolor gaúcho já soma duas vitórias a mais que o Botafogo. Portanto, é vencer ou vencer. Caso contrário, depois de sonhar com o título do Brasileiro e ficar sem, vai passar pela perigosa pré-Libertadores, que já começa em fevereiro.