(Foto: Vitor Silva / Reprodução)
Na próxima semana, o Botafogo realizará exames da Covid-19 em funcionários, jogadores e familiares próximos dos atletas. Os testes serão realizados no estádio Nilton Santos, disponibilizados por um laboratório que está em contrato de permuta com o departamento de marketing do clube.
Os jogadores serão divididos em grupos, que irão realizar os exames em turnos diferentes, para não haver nenhum tipo de contato entre eles e funcionários. Apesar da realização dos testes, o Botafogo ainda não prevê o retorno das atividades presenciais, que no momento, estão descartadas pelo presidente do clube.
(Foto: Vitor Silva / Reprodução)
Questionado pelo globoesporte.com sobre os testes da Covid-19, Christiano Cinelli, chefe do departamento médico do Botafogo, que está por dentro de todas as reuniões do clube com a Ferj, respondeu:
“- Com o jogador que já teve o vírus, mas já se curou e criou anticorpos, teremos um protocolo de exames pós-doença para avaliar se o vírus deixou alguma sequela que seja imperceptível. Há relatos no mundo todo, mesmo em pacientes assintomáticos, de problemas cardíacos, pulmonares… Isso poderia levar a algum tipo de risco na realização das atividades.” Explicou Cinelli.
O clube realizará na próxima semana dois testes, um que aponta se a pessoa está com a infecção ativa (PCR), e outro que detecta a presença de anticorpos no corpo da pessoa testada (sorologia). Caso o atleta ou funcionário esteja infectado, continuará em quarentena. E se não estiver, permanecerá realizando os treinamentos em casa, até receber alguma atualização do clube, que mantém a posição de uma possível volta somente com a liberação dos órgãos da saúde.