(Foto: Guilherme Breder / Divulgação)
Na tarde desta última quarta-feira (03), representantes do futebol mineiro estiveram em audiência pública na Assembleia Legislativa. Um dos convidados foi o infectologista e integrante do Comitê de Enfrentamento à pandemia da Covid-19 da prefeitura de Belo horizonte, Carlos Starling. Outros que estavam presentes eram: o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, e médicos do América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro.
Esta reunião tinha a finalidade de discutir o retorno do futebol no estado, mas as competições ainda demorarão alguns meses para ser retomado, já que o pico da pandemia no estado está previsto para o mês de agosto. O infectologista Carlos Starling sugere que o futebol deveria voltar só daqui a dois meses, após o pico de coronavírus no estado:
“- Estamos em momento de ascensão da pandemia. Com o monitoramento dos treinos dos times, teremos informações importantes na hora de implementar de fato a volta do futebol. Projetamos para agosto o pico da doença. O momento ideal para o retorno do esporte é no momento do declínio da pandemia.” Disse Starling.
“- Estamos do lado oposto da curva. Não é o momento da flexibilização de atividades com grande aglomeração de pessoas. Corremos muitos riscos. Destacou o infectologista.
(Foto: TV Globo / Reprodução)
O presidente da Federação Mineira de Futebol, Aro, disse que a entidade já criou um protocolo de testagem de todos os envolvidos para a retomada de futebol.
“- O que a FMF tem conversado com o governo estadual é o retorno gradual em várias fases. Tão logo seja possível, por parte dos órgãos de saúde, haverá um retorno gradual e teremos o futebol do Módulo I em uma primeira fase, depois o módulo II e numa terceira fase, as categorias de base. E numa quarta fase, o futebol amador.” Explicou o presidente da FMF.
O campeonato estadual de Minas Gerais está paralisado desde a 9º rodada, na metade de março. Mas a Federação Mineira de Futebol já disse que a competição será encerrada em campo. Enquanto isso não acontece, os clubes vêm realizando testes da Covid-19 e preparando seus jogadores fisicamente,