Seedorf ou Suárez: Qual o maior estrangeiro a atuar no Brasil?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Reprodução

Quatro vezes campeão da Champions League, por três clubes diferentes (Milan, Real Madrid e Ajax), o meio-campista Seedorf, até então, era o maior nome estrangeiro a pisar em solo brasileiro.

Embora tivesse uma ligação com o Brasil, uma vez que na época era casado com a brasileira Luviana, torcedora do Botafogo, Seedorf foi uma contratação de peso e inesperada, pela carreira vitoriosa e status que o holandês ainda tinha aos 36 anos. Tanto que Seedorf optou em deixar o Milan, após 10 anos, para acertar com o Botafogo.

Na época do anúncio, o meio-campista disse que o Brasil não estava pronto para receber jogadores de fora (da Europa), por diversas questões, dentre elas a principal: problemas financeiros. E 11 anos depois o Grêmio consegue acertar a contratação midiática de Luis Suárez, isso apenas dois meses depois de subir da 2ª divisão.



Pode-se afirmar que o centroavante uruguaio é um jogador mais midiático, até pela posição (atacante) e por ser integrante do que para muitos foi (ou é) o melhor trio de ataque da história, o MSN do Barcelona, com Messi, Suárez e Neymar. Além de tudo isso, o Grêmio contratou simplesmente o atual 5º maior artilheiro da história do futebol mundial, entre os jogadores em atividade, com 531 tentos anotados (já considerando os três pelo Grêmio).

Ao mesmo tempo que Suárez é o jogador que é por tudo que fez e conquistou, não chega a ser uma contratação surpreendente pelo fato do jogador ser sul-americano. Inclusive, no último semestre de 2022 esteve no Nacional, do Uruguai, que há anos não tem condições de brigar por títulos internacionais, tampouco capaz de propor cifras dignas para um nome com Luis Suárez.

De qualquer forma, fato é que Suárez se torna o maior estrangeiro a atuar por um clube brasileiro, por todas as questões apontadas acima. Seu início já se torna promissor – se mostrando muito disposto a fazer dar certo, embora o Grêmio não tenha um dos melhores elencos do país. E logo na estreia, diante dos torcedores na Arena, marcou um hat-trick e conquistou o título simbólico da Recopa Gaúcha.



Assim como Seedorf, Suárez também assinou um vínculo válido por duas temporadas. O holandês atuou apenas por um ano e meio e anunciou a aposentadoria. Nesse período, conquistou um único título, a Taça Guanabara de 2013, após vencer o Vasco por 1 a 0. Posteriormente, bateria o Fluminense na decisão da Taça Rio para conquistar o título Estadual de maneira antecipada.

Em 2023, o Grêmio ainda não aparece como candidato a títulos, apesar de contratar um artilheiro nato. Mas o clube pode tratar a Copa do Brasil como prioridade, coisa que fez nos últimos anos sob o comando de Renato Gaúcho. Contudo, tem o mesmo objetivo de Seedorf lá atrás: conquistar a classificação para a próxima edição da Libertadores.

Até por ter praticamente escolhido o Botafogo para ser seu último clube da carreira, Seedorf se tornou um ídolo daquela geração e entregou o que se esperava. Ao todo, foram 81 jogos e 24 gols. Resta saber o desfecho da história entre Grêmio e Suárez para definir quem deixará um maior legado.

Seedorf completa sete anos de aposentadoria como jogador e lembra de último  jogo no Botafogo; veja

Foto: Reprodução

Mas todos os fatores estão ao lado de Luis Suárez para que ele já seja considerado o maior estrangeiro a pisar em solo brasileiro. Integrante do trio MSN, que teve um auge na carreira entre Liverpool e Barcelona, além de ser um dos maiores centroavantes da história, sendo em 2023, o quinto em atividade com mais gols anotados. O que não garante que irá dar certo…

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times