Fotos: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net
Desde que o Campeonato Paulista voltou a ter as fases finais em mata-mata desde 2007, o São Paulo é o único time que ainda não caiu na fase de grupos.
Nas últimas três temporadas (2021, 2022 e 2023), o Santos acabou sendo eliminado ao terminar a primeira fase fora das duas melhores colocações de seus respectivos grupos, em algum momento até brigou contra o rebaixamento na competição.
Antes disso, o Santos havia sido eliminado na fase de grupos do estadual em 2008. Mesmo ano que o Corinthians pela segunda vez também ficou pelo caminho precocemente, assim como foi eliminado em 2007.
O Timão, entre os grandes, é o time que mais foi eliminado na primeira fase do estadual. As últimas vezes haviam sido ainda em 2010 e 2014. No entanto, 10 anos depois, voltou a cair na fase de grupos, mais uma vez com o técnico Mano Menezes.
O Palmeiras, por outro lado, caiu duas vezes na primeira fase, a primeira foi em 2007. A segunda e última em 2010. Desde então o Verdão segue avançando para as fases finais. No entanto, o último título havia sido em 2008, até que voltou a vencer em 2020. De lá para cá, disputou todas as finais e soma três títulos e um vice.
Por fim, o São Paulo segue sendo o único time que ainda não foi eliminado de forma precoce no estadual, ao menos neste formato desde 2007. A última conquista, contudo, havia sido ainda em 2005, até que 16 anos depois voltou a ser campeão estadual ao bater o rival Palmeiras. Em 2019 e 2022 ficou com o vice-campeonato.
No entanto, é bom ligar o alerta. Isso porque o Tricolor paulista, embora seja o líder do Grupo D, ainda pode ser eliminado na última rodada da fase de grupos. Isso porque soma os mesmos 19 pontos do Novorizontino, 2º colocado. Em 3º lugar está o São Bernardo, com apenas 18 pontos.
Se caso o São Paulo venha a tropeçar diante do Ituano fora de casa com um empate, por exemplo, com Novorizontino vencendo a Portuguesa e o São Bernardo batendo o Mirassol, a equipe do Morumbis seria eliminada pela 1ª vez na primeira fase do Paulistão, já que cairia para a 3ª colocação.