Fotos: Raul Baretta/ Santos FC
Após sete jogos disputados, o Santos está praticamente classificado para a próxima fase no Grupo A e segue com a melhor campanha do Paulistão.
Até o momento, o Peixe soma cinco vitórias, um empate e uma derrota. O único revés sofrido foi diante do rival Palmeiras, no Allianz Parque. Por outro lado, bateu o Corinthians por 1 a 0 na Vila Belmiro, na última semana.
Agora, o Santos vai defender a melhor campanha diante do rival São Paulo, no Morumbi. As equipes duelam nessa próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília). O Tricolor tem 13 pontos e tem um jogo a menos, assim como o Palmeiras, com 14.
Em caso de derrota, o Peixe pode cair para a terceira colocação na classificação geral, caso o Palmeiras vença o São Bernardo fora de casa. Isso não afetaria uma vaga nas quartas de final, no entanto, o time que somar mais pontos tem o fator casa nas fases eliminatórias.
Detalhe curioso é que o Santos não enfrentou e nem irá enfrentar, pelo menos na fase grupos, os três piores times do Paulistão. Ituano, Portuguesa e Santo André são os últimos colocados na tabela geral entre todos os 16 times.
No entanto, o regulamento do Paulistão faz com que o clube enfrente os times dos outros grupos. Sendo assim, o Santos disputa por duas vagas nas quartas de final com Ituano, Portuguesa e Santo André no Grupo A e eles não se enfrentarão na primeira fase.
Como o Santos já abriu 12 pontos de vantagem para o Ituano e 13 de Portuguesa e Santo André, restando apenas cinco rodadas, está praticamente classificado para as quartas de final. Nesse momento, o adversário seria o Ituano, 2º colocado do grupo, enquanto Portuguesa e Santo André seriam rebaixados.
Se confirmado o Santos em primeiro e Ituano, as equipes irão se enfrentar nas quartas de final na Vila Belmiro, em jogo único. Em caso de empate, a classificação será definida nos pênaltis.