Fotos: Raul Baretta/ Santos
Apesar de vivenciar o seu pior momento na história, após o primeiro rebaixamento à segunda divisão do futebol brasileiro, o Santos faz uma campanha melhor do que os últimos quatro anos no Campeonato Paulista.
Aliás, o Peixe sequer avançou às quartas de final do estadual nos últimos anos, ao não conseguir ficar entre os dois primeiros colocados do grupo. E ainda, em determinado momento, brigou contra o rebaixamento até a última rodada.
Em 2024, o Santos levou a melhor nos clássicos contra Corinthians e São Paulo, vencendo ambos por 1 a 0 – o Timão na Vila Belmiro e o Tricolor no Morumbi. E a única derrota até o momento foi para o Palmeiras, no Allianz Parque, por 2 a 1.
Ao todo, já são 19 pontos conquistados em oito rodadas, sendo o primeiro time a confirmar a classificação para a fase seguinte. Mas é de suma importância seguir vencendo para ficar entre os melhores na tabela geral, que define o mando de campo nas fases eliminatórias.
Para se ter como parâmetro, nos últimos anos, após 12 rodadas na fase de grupos do Paulista, o máximo que o Santos conseguiu foram 16 pontos, ainda em 2020. Depois disso, ficou com 13 (2021) e 14 (2022 e 2023) pontos, o que não foi suficiente para conseguir avançar de fase, sendo eliminado de forma precoce no estadual.
Até o fim da fase de grupos, o Peixe ainda enfrenta o Novorizontino e São Bernardo, em casa, o RB Bragantino fora, e encerra contra a Inter de Limeira na Vila.
Seguindo o regulamento, o adversário do Santos nas quartas de final, com mando na Vila Belmiro, será Ituano, Portuguesa e Santo André, que completam o Grupo A. No momento, o time de Itu é o 2º colocado com 5 pontos.