Foto: Raul Baretta/ Santos FC
O Santos encerrou a primeira fase do Campeonato Paulista 2023 sem vencer nenhum clássico. E querendo ou não mostra que a equipe não está em condições de disputar com os rivais em mais uma temporada. Foram três jogos, com duas derrotas por 3 a 1 para Palmeiras e São Paulo, e no único jogo em casa ficou no empate em 2 a 2.
E este empate foi no apagar das luzes com gol de Marcos Leonardo, de pênalti, próximo dos 45 minutos do segundo tempo. Resultado esse que dá um alivio maior para o seu torcedor, embora o cenário ainda é bem ruim e tudo será decidido, mais uma vez, na última rodada.
Todos os outros três rivais já estão classificados. Até mesmo o RB Bragantino, que o Santos não enfrenta por estar no mesmo grupo. E o Peixe nem mesmo depende de si para se classificar, isso porque está em 3º lugar no Grupo A, com os mesmos 14 pontos do Botafogo-SP.
No último jogo, que será realizado já no próximo domingo, o Santos terá o Ituano, fora de casa. Já o Botafogo-SP tem o São Paulo, em casa. O Tricolor paulista irá com o que tem de melhor para conquistar o mando de campo nas quartas, já que possui os mesmos 20 pontos do Água Santa no Grupo B, e pode ajudar o Peixe.
Mas o Ituano, adversário do Santos, ainda luta por uma vaga, com São Bento e Ferroviária, no Grupo C para enfrentar o Corinthians nas quartas. Além disso, o artilheiro Marcos Leonardo irá cumprir suspensão automática e está fora do duelo.
O Santos, portanto, assim como em 2022, chega na última rodada para definir o seu destino na fase de grupos do Paulista. E pode repetir 2021 e 2022 sendo eliminado na 1ª fase do estadual pela 3ª vez seguida.