Foto: Ivan Storti/Santos
Santos e Palmeiras voltarão a se enfrentar na final do Paulistão após nove anos. A última vez em que as equipes se enfrentaram na decisão do estadual foi ainda em 2015. Na ocasião, o Peixe levou a melhor e ficou com o título.
Na época, foi uma rivalidade e tanto entre Ricardo Oliveira, Fernando Prass e os demais envolvidos. Mais tarde, no mesmo ano, as equipes se enfrentaram na final da Copa do Brasil e o Verdão ficou com o título.
O Palmeiras já está em sua quinta final consecutiva no Paulistão e vai em busca do tricampeonato, depois de bater São Paulo e Água Santa nas últimas edições. Por outro lado, o Santos tenta encerrar o jejum de título, o último foi em 2016, contra o Osasco Audax.
De 2015 até os dias atuais, o Palmeiras passou a levar uma enorme vantagem diante do rival Santos. Inclusive, o Verdão também levou a melhor na épica final da Libertadores no Maracanã, em janeiro de 2021. O atacante Breno Lopes entrou para a história alviverde ao marcar o gol do título, já nos acréscimos do segundo tempo.
Apesar da histórica rivalidade desde os tempos de Pelé e Ademir da Guia, o Paulistão 2024 será apenas a quinta final entre Santos e Palmeiras. No estadual de 1959, o Palmeiras ficou com o título depois de dois empates nas duas primeiras partidas, venceu por 2 a 1, de virada, e foi campeão do Paulista daquele ano.
O Peixe “se vingou” no estadual em 2015. Depois, aconteceram os encontros nas decisões de Copa do Brasil e Libertadores, e o Verdão também levou a melhor.
Por ter a melhor campanha do Paulistão 2024, o Palmeiras vai decidir em casa. Sendo assim, o primeiro jogo será na Vila Belmiro, na noite deste domingo, às 18h (de Brasília).