Foto: Divulgação / Federação Russa de Futebol
Nesta segunda-feira (28), a Fifa anunciou que as seleções feminina e masculina da Rússia estão fora de suas competições. Afinal, não teremos a seleção russa na Copa do Mundo, que ocorrerá no final deste ano, no Qatar. Vale ressaltar que as sanções sofridas pelo país russo ocorrem por causa do recente ataque/invasão à Ucrânia.
Além da Fifa, a Uefa também fez sanções aos times russos. Por exemplo, O Spartak Moscou foi expulso da Liga Europa e, com isso, o Red Bull Leipzig deve avançar diretamente para a próxima fase da competição.
Veja abaixo a nota oficial:
“A Fifa e a Uefa decidiram hoje em conjunto que todas as equipes russas, quer sejam equipes representativas nacionais (seleções) ou equipes de clubes, serão suspensas da participação em competições da FIFA e da Uefa até novo aviso”, informaram em comunicado.
“O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes [da Fifa e da Uefa] esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, conclui a nota.
Dessa forma, sem a Rússia na competição, a princípio, a Polônia avançaria diretamente para a final da sua chave. Portanto, a seleção polonesa aguardaria os suecos ou tchecos a vaga na Copa do Mundo do Catar.
Porém, caso a Fifa decidisse excluir a Rússia desde à fase de grupos, a terceira colocada do Grupo H, a Eslováquia, herdaria a vaga dos russos e disputaria a repescagem da Europa.