Foto: Vitor Silva/Botafogo
Para ser forte candidato ao título do Campeonato Brasileiro, é preciso ser um bom visitante. E assim tem sido o Botafogo na atual edição. São cinco vitórias em sete jogos fora de casa;
Depois de derrotas para Goiás e Athletico-PR, o Glorioso já vem de três triunfos seguidos jogando fora de casa, dois deles contra adversários diretos e até então integrantes do G-4: Cuiabá, Grêmio e Palmeiras.
Os últimos eram os únicos times que ainda não haviam perdido jogando em casa ao longo do ano de 2023. O Verdão vinha de 18 jogos como mandante, sendo 15 vitórias e três empates. E o Botafogo venceu por 1 a 0, gol de Tiquinho Soares, com Raphael Veiga desperdiçando pênalti.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
Por fim, neste último domingo, a equipe carioca superou o forte Grêmio dentro da Arena. Perri foi um dos destaques do time, que soube sofrer em campo, mas o Glorioso saiu de campo com mais três pontos depois da vitória por 2 a 0. O Tricolor gaúcho tinha 14 vitórias e quatro empates em 18 jogos como mandante em 2023.
Por esses e outros motivos que o Botafogo segue disparando na tabela rumo ao título brasileiro, que era improvável, já que o time sequer havia conseguido se classificar para a reta final do Campeonato Carioca depois de ficar atrás do Volta Redonda na Taça Guanabara.
Neste momento, o Botafogo é líder com 36 pontos, com 10 de vantagem para Flamengo e Grêmio, segundo e terceiro colodado, e 12 para Fluminense, que fecha o G-4, além de Palmeiras e RB Bragantino, que integram o G-6. Após 14 rodadas, o alvinegro tem 12 vitórias e duas derrotas, sendo o único time que ainda não empatou no Brasileirão.