Foto: Athletico
Entre clubes da Série A e B, o centroavante Gonzalo Mastriani é o artilheiro do futebol brasileiro. O experiente uruguaio de 31 anos soma 16 gols em 21 jogos na atual temporada de 2024.
Antes de chegar ao Athletico, Mastriani marcou seis gols em dois jogos no Campeonato Mineiro com a camisa do América. Já pelo Furacão, acumula 10 gols em 19 partidas, mesmo sendo considerado reserva.
VEJA O PROVÁVEL ATHLETICO-PR PARA ENFRENTAR O PALMEIRAS
Atualmente, Pablo é o titular sob o comando do técnico Cuca. Nos últimos 10 jogos, por exemplo, Mastriani iniciou entre os 11 em apenas três oportunidades, e em todas elas Pablo sequer foi relacionado, uma vez que estava sendo poupado pelo desgaste físico.
Apesar do atual cenário, ao marcar outros dois gols contra o Rayo Zuliano na Sul-Americana, Mastriani se tornou o artilheiro do elenco com 10 gols, superando Pablo, que tem nove.
Dos 10 gols do centroavante pelo Furacão, são cinco na Sul-Americana, quatro no Paranaense e um no Brasileirão. Pablo fez sete no estadual, um no Brasileirão e outro na Sul-Americana.
Detalhe que chama atenção são os números do centroavante na Sul-Americana, o qual tem ganhado destaque também pelo Athletico. O uruguaio é o artilheiro das últimas duas edições, com 14 gols em 16 partidas.
Somando todos os jogos oficiais disputados em 2024, Mastriani é o líder em gols e participações em gols (20) do futebol brasileiro: são 21 jogos, sendo 11 como titular, 16 gols e quatro assistências. Em média, precisa de apenas 51 minutos para ter participação direta em gol.
Em um primeiro momento, Cuca irá manter Pablo como titular. No entanto, a boa fase de Mastriani faz com que a disputa comece a ficar mais acirrada. Até o momento, o treinador não esboça o interesse em utilizar os dois atacantes juntos.