Nenhum jogo passando na TV, sem contratações acontecendo e com nenhuma previsão para a volta dos campeonatos. O futebol mundial vive um momento inédito devido à pandemia provocada pela Covid-19. Mas buscando diminuir a ansiedade, ative o modo nostálgico para relembrar dos artilheiros do Brasileirão Série A dos últimos 20 anos.
De 1999 a 2019, 28 jogadores alcançaram a artilharia do campeonato. Nesse período, Washington foi quem mais balançou as redes em uma única temporada. Em 2004, ele fez a alegria da torcida do Athletico-PR comemorar seus gols em 34 oportunidades. O “Coração valente”, aliás, foi o responsável por marcar mais gols na edição de 2008, dessa vez pelo Fluminense.
Além de Washington, Fred, Gabriel Barbosa e o baixinho Romário conseguiram o feito. Cada um deles guarda histórias e recordes próprios.
Mais vezes artilheiro
Fred é o atacante que mais vezes foi artilheiro. Pelo Fluminense, o jogador foi artilheiro em 2012 e em 2014, quando marcou 20 e 18 gols, respectivamente. Esse feito se repetiu no Atlético-MG em 2016, quando ele dividiu a artilharia com William Pottker (Ponte Preta) e Diego Souza (Sport), os quais marcaram igualmente 14 gols.
Artilheiro duas vezes seguidas
Gabriel Barbosa, por sua vez, é o único que se tornou artilheiro por duas vezes seguidas. Gabigol vivenciou momentos memoráveis pelo Santos (2018) e pelo Flamengo (2019). No Peixe, ele balançou as redes 18 vezes. Já no Mengão, foram 25 gols que ajudaram a construir o título da Nação Rubro Negra.
Artilheiro mais velho
Com a carreira já consolidada, na Europa e na Seleção Brasileira, Romário foi artilheiro em 2001 e em 2005. Defendendo as cores do Vasco da Gama, o camisa 11 marcou 21 gols no primeiro ano e 22 na segunda oportunidade, quando aos 39 anos sagrou-se o artilheiro mais velho do Brasileirão.