Foto: Divulgação-Criciúma
O Criciúma enfim oficializou a contratação do atacante Yannick Bolasie, que atuou em boa parte da última década na Premier League. O jogador assinou contrato válido até o final de 2024, e vai disputar o Brasileirão.
Bolasie estava no Swansea City, do País de Gales, que disputou a Championship, o equivalente a 2ª divisão do futebol inglês. Por lá, ele disputou 12 jogos e não marcou nenhum gol.
Desde que deixou a Premier League pela última vez, quando ainda atuava no Aston Villa. Yannick Bolasie passou por Anderlecht, da Bélgica, Sporting, de Portugal, Middlesbrough e Caykur Rizespor, da Turquia.
Em números, foi no clube turco em que o atacante teve o auge de sua carreira, já aos 32 anos, em 2022-23. Após 27 jogos, ele balançou as redes em 18 oportunidades, de longe o maior número de gols em uma só temporada.
Foi lá em que justamente marcou o último gol de sua carreira. Em 7 de maio de 2022, na goleada contra o Tuzlaspor, pela 36ª rodada, quando marcou em duas oportunidades. Desde então disputou os 12 jogos pelo Swansea e não voltou a marcar gol.
O experiente atacante disputou duas vezes a Copa Africana de Nações pela República Democrática do Congo e acumula mais de 100 jogos na Premier League, entre Everton, Aston Villa e Crystal Palace, clube de John Textor, dono da SAF do Botafogo.
Desde 2021, somando suas passagens por Middlesbrough, Rizespor e Swansea, Bolasie acumula 81 jogos, sendo 52 como titular, marcando 23 gols e concedendo outras cinco assistências.
Ao todo, Bolasie soma 485 jogos por times profissionais e 66 gols na carreira. Ele já vinha treinando com os companheiros em Santa Catarina e agora depois de anunciando, ele aguarda ter o nome reguarizado no Boletim Informativo Diário (BID), para ficar à disposição do técnico Cláudio Tencanti.
O Criciúma está na semifinal do Catarinense, onde vai enfrentar o Barra-SC e se classificou para a 3ª fase da Copa do Brasil. A estreia no Brasileirão será em contra o Juventude, em casa.