Foto de Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O Red Bull Bragantino teve um grande início de projeto, chegando a disputar a final da Sul-Americana onde ficou com o vice-campeonato, e tudo parecia caminhar bem. No entanto, o Massa Bruta na verdade teve o seu pior início de temporada em comparação com as anteriores, com dois fracassos em competições diferentes.
Foram duas eliminações seguidas, separadas por cinco dias. Uma para um time da Série C e outra diante de um clube sem divisão e nenhum compromisso para o segundo semestre do ano. É até difícil elencar a pior, pois uma entra o lado financeiro, a outra um status que seria interessante voltar a ter em disputar a final do Campeonato Paulista.
O Red Bull Bragantino foi eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil para o Ypiranga, do Rio Grande do Sul. Jogando fora de casa, a equipe paulista perdeu por 3 a 1, mesmo jogando boa parte do segundo tempo com um jogador a mais. Alerrandro descontou já próximo dos acréscimos da etapa final, mas acabou levando o terceiro gol minutos depois.
Cinco dias depois, veio a eliminação para o pequeno Água Santa, que havia deixado o São Paulo pelo caminho nas quartas. Sem poder jogar em casa, o time de Diadema mandou a partida na Vila Belmiro, estádio do Santos. Alerrandro abriu o placar bem cedo, logo aos 9 minutos de jogo. No entanto, Cleiton cometeu mais uma falha com a camisa do Massa Bruta e Netuno empatou com Lucas Tocantins.
Nos pênaltis, Cleiton ainda defendeu o primeiro pênalti do Água Santa com Bruno Mezenga. No entanto, Juninho Capixaba e Sorriso desperdiçaram suas cobranças e o Bragantino ficou pelo caminho, sem conseguir chegar à final do Paulista.
Foto de Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Neste início de 2023, o Red Bull Bragantino tem os seguintes números: 16 jogos, sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Foram 20 gols marcados e 15 gols sofridos, com 52.1% de aproveitamento sob o comando do técnico Pedro Caixinha.
Nesse pequeno recorte, o Massa Bruta passou a ter o 3º pior aproveitamento entre clubes da Série A. Outros dois times da elite também caíram na Copa do Brasil, os casos de Cuiabá e Goiás, mas ambos estão nas finais dos respectivos campeonatos locais, onde o time de Bragança Paulista esteve bem próximo.
Agora, a equipe terá ao menos duas semanas de inatividade em jogos oficiais, até o início da Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro, a partir da segunda semana do mês de abril. Até lá, é possível que cheguem mais alguns nomes para reforçar o elenco. Ao mesmo tempo que pode ter uma perca significativa do atacante Artur, que estaria em conversas para retornar ao Palmeiras.