Dos 20 clubes da Série A, 13 brigam pelo título do estadual há uma semana de começar o Brasileirão 2024. Todas as segundas partidas das finais irão acontecer entre sábado (6) e domingo (7), deste próximo fim de semana.
Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fortaleza, Grêmio, Juventude, Palmeiras e Vitória vão em busca de gritar “é campeão”, enquanto Botafogo, RB Bragantino, Corinthians, Fluminense, Internacional, São Paulo e Vasco já ficaram pelo caminho em seus respectivos estaduais.
Algumas das decisões serão realizadas entre clubes da Série A, como no Campeonato Baiano, entre Bahia x Vitória; no Gauchão, com Grêmio x Juventude; e no Mineiro, que volta a ter Cruzeiro x Atlético-MG na final.
Confira abaixo os times da Série A que podem ser campeões estaduais em 2024.
BA-VI
Vitória e Bahia realizaram um grande jogo na 1ª decisão. O Esquadrão de Rogério Ceni abriu dois gols de vantagem, mas acabou sofrendo a virada por 3 a 2, com gol já nos acréscismos do segundo tempo.
Agora, o segundo e decisivo jogo será na Arena Fonte Nova. Para ficar com o título, basta o Vitória apenas arrancar um empate. Por outro lado, o Bahia precisa ao menos vencer pelo placar mínimo para levar a decisão aos pênaltis.
CARIOCA
O Flamengo é o time mais confortável na final do estadual. A equipe rubro-negra aplicou uma vitória tranquila por 3 a 0 no jogo de ida sobre o Nova Iguaçu, podendo perder por até dois gols de diferença para confirmar o título.
O Fla pode conquistar o Carioca de forma invicta, já que após 15 jogos ainda não perdeu nenhum jogo. São 10 vitórias e cinco empates, com 28 gols marcados e somente um sofrido.
CATARINENSE
O Criciúma pode confirmar o bicampeonato no Catarinense jogando em casa, no Estádio Heriberto Hülse diante do Brusque. O Tigre venceu o jogo de ida por 2 a 1 e joga pelo empate para confirmar o seu 12º título estadual.
Pode ser o 4º título do Catarinense para o Criciúma neste século, já que conquistou as edições de 2005, 2013 e 2013. O Carvoeiro está de volta a elite do futebol brasileiro e vai disputar a Série A em 2024.
CEARENSE
Depois de um empate sem gols na ida, Fortaleza e Ceará disputam mais um título do Campeonato Cearense, que é conquistado pela dupla desde 1996 – de lá para cá são 12 títulos do Vozão e 16 do Leão do Pici.
O Fortaleza, antes com Rogério Ceni e nos últimos anos com Vojvoda, conquistou o estadual em todas as últimas cinco edições e vai em busca do hexa. O Ceará foi campeão pela última vez no Cearense em 2018.
GAUCHÃO
Depois de eliminar o Internacional nasemifinal, o Juventude tenta conquistar o seu primeiro título no Século 21, diante do Grêmio. São 24 anos desde a conquista da Copa do Brasil em 1999. Além disso, o primeiro e até então único título do Gauchão foi um ano antes, em 1998.
Já o Grêmio vai em busca do heptacampeonato, já que vem faturando o título do Gauchão desde 2018. Inclusive, o técnico Renato Gaúcho mandou o time reserva para a estreia da Libertadores, priozando a decisão no estadual.
O primeiro jogo terminou em 0 a 0 no Alfredo Jaconi. Agora, o Imortal joga em casa na busca pelo título do Gauchão. Em caso de novo empate, a decisão vai para os pênaltis.
GOIANÃO
O Atlético Goianiense, de Jair Ventura, vem embalado com 14 vitórias consecutivas e está próximo de confirmar o tricampeonato no Goianão.
O Dragão bateu o rival Vila Nova por 2 a 0 na primeira decisão e agora tem a volta diante dos seus torcedores no Antônio Accioly para conquistar mais um título estadual.
MATO-GROSSENSE
O Cuiabá está junto com o Flamengo em ser os únicos times invictos na temporada de 2024. E o Dourado está próximo do tetra inédito no Mato-Grossense.
O Dourado vem conquistando título estadual desde 2021 e bateu o União Rondonópolis por 1 a 0 no jogo de ida. Com isso, precisa de um simples empate para ficar com mais uma taça.
MINEIRO
O Cruzeiro tem uma ótima vantagem para voltar a conquistar o título do Campeonato Mineiro. Por conta da melhor campanha, a equipe joga pela igualdade no placar agregado.
Sendo assim, o Atlético Mineiro só vai conseguir o pentacampeonato em caso de vitória no Mineirão sobre o rival. O jogo de ida terminou em 2 a 2 na Arena MRV.
PARANAENSE
O Athletico-PR está com 100% de aproveitamento sob o comando do técnico Cuca. São cinco vitórias após cinco jogos.
Sendo assim, o Furacão tem a vantagem sobre o Maringá depois de abrir a vantagem por 1 a 0 na ida, com gol de Pablo. O decisivo jogo será na Arena da Baixada, onde a equipe rubro-negra não perde por dois gols de diferença há oito meses.
PAULISTÃO
O Palmeiras vai precisar, pelo 3º ano consecutivo, de uma virada no Allianz Parque, desta vez sobre o Santos, para conquistar o tri no Paulistão. O técnico Abel Ferreira poupou parte dos titulares na estreia da Libertadores, priorizando o jogo de volta.
O Peixão venceu por 1 a 0 na Vila Belmiro, com gol de Otero, e joga por um simples empate para voltar a ser campeão, o último título foi em 2016. Na última final de estadual entre as equipes, deu Santos, nos pênaltis, em 2015. Depois, o Palmeiras levou a melhor na Copa do Brasil, também em 2015, e Libertadores de 2020.
DATA E HORÁRIO DAS FINAIS:
SÁBADO (6):
União Rondonópolis x Cuiabá – 15h30
Grêmio x Juventude – 16h
Criciúma x Brusque – 16h30
Ceará x Fortaleza – 16h40
Athletico-PR x Maringá – 17h
DOMINGO (7):
Cruzeiro x Atlético-MG – 15h30
Bahia x Vitória – 16h
Atlético-GO x Vila Nova – 16h
Flamengo x Nova Iguaçu – 17h
Palmeiras x Santos – 18h