Foto: Reprodução-Twitter
Dos 20 clubes da Série A, 11 estão nas finais ou próximo de confirmar classificação à decisão, como no caso do Cuiabá, e outros nove foram eliminados de forma precoce na fase de grupos dos estaduais ou caíram nas quartas e semifinais. Afinal, qual foi a pior eliminação de um time da elite do futebol brasileiro nos estaduais?
Botafogo e Santos foram eliminados já na fase de grupos do Campeonato Carioca e Paulista, respectivamente. Na última rodada, o Glorioso precisava apenas vencer a Portuguesa-RJ, mas perdeu por 1 a 0 e ficou atrás do Volta Redonda. Para o Peixe, pasmen, não é nenhuma novidade. Pelo terceiro ano seguido o alvinegro não conseguiu avançar às quartas de final do estadual. Na última rodada precisava de um simples empate para avançar (já que o Botafogo-SP perdeu), mas sofreu 3 a 0 para o Ituano, que na ocasião lutava contra o rebaixamento e acabou avançando para a fase seguinte.
E por falar em Ituano, o Galo de Itu não tomou conhecimento do Corinthians em plena Neo Química Arena e conquistou a classificação para a semifinal do Paulista. Depois de um empate em 1 a 1, levou a melhor na decisão por pênaltis, eliminado o Timão diante de sua torcida. Já na semifinal, perdeu para o Palmeiras por um simples 1 a 0.
Quem também fracassou no Paulista foram São Paulo e Red Bull Bragantino. Isso porque ambos foram eliminados para o pequeno Água Santa, que por 17 anos foi um time de várzea no ABC Paulista. O time de Diadema bateu os dois times da Série A nos pênaltis e chegou pela 1ª vez final na grande decisão diante do Palmeiras, apenas na sua 3ª participação no Paulistão.
E por falar em eliminação nos pênaltis, o caso mais recente é o do Internacional, que caiu na semifinal do Campeonato Gaúcho no último domingo diante do Caxias, em pleno Beira-Rio. Com isso, o Colorado seguirá sem conquistar um título estadual desde 2016.
Cruzeiro e Vasco, de certa forma, são as eliminações mais compreensíveis do cenário, já que perderam para adversários diretos da elite. A Raposa perdeu para o América-MG, nos jogos de ida e volta. O Coelho vive melhor momento e de melhor estrutura nos últimos anos, se consolidando na Série A, disputando até Libertadores.
Por outro lado, o Vasco caiu “de pé” ao ser eliminado para o rival Flamengo, que é amplamente superior tecnicamente e não há comparação com a realidade dos clubes nos últimos anos. O Gigante da Colina fez bons jogos nos duelos, embora tenha perdido ambas partidas por 3 a 1, mas mostrou competitividade e deixou sensações positivas para um futuro próximo, afirmou o diretor técnico Abel Braga.
Por fim, outra eliminação precoce foi o Coritiba, que caiu já nas quartas de final do Campeonato Paranaense. Depois de perder por 3 a 1 na ida, o Coxa não conseguiu reverter na volta, ficando num empate sem gols no Couto Pereira e deu adeus no estadual, onde o rival Athletico-PR está em alta, com 14 vitórias em 15 jogos.
As eliminações dos clubes da Série A nos estaduais de 2023:
Botafogo (Fase de grupos)
Corinthians (Quartas) vs Ituano
Coritiba (Quartas) vs Cascavel
Cruzeiro (Semis) vs América-MG
Internacional (Semis) vs Caxias
Red Bull Bragantino (Semis) vs Água Santa
Santos (Fase de grupos)
São Paulo (Quartas) vs Água Santa
Vasco (Semis) vs Flamengo