Protocolo de segurança para retorno do Paulista é divulgado pela FPF

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto destaque: Divulgação/Federação Paulista

A Federação Paulista de Futebol (FPF) pediu ao Governo do Estado de São Paulo a retomada do Paulistão para o dia 22 de julho. O intuito é que o torneio termine antes do início do Campeonato Brasileiro, no dia 9 de agosto. O governador João Doria disse que comentará sobre o caso na próxima semana.

O governador, inclusive, concedeu uma entrevista afirmando que o Brasileirão não poderia começar antes do Paulistão terminar. No entanto, ele não tem poder para tal veto e foi rebatido rapidamente pela CBF e pela própria FPF.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras


A expectativa, agora, é que Doria libere os jogos para o próximo dia 21. Caso aconteça, os clubes já estariam preparados para entrar em campo, haja vista que iniciaram os treinamentos no dia 1º de julho.

Ao todo, o protocolo tem 21 páginas, que indicam desde a forma como os estádios que sediarão jogos devem operar até protocolos de limpeza, saúde e segurança para todos os envolvidos na partida, inclusive imprensa.

Principais medidas do protocolo:

Segundo o protocolo, haverá um máximo de 193 pessoas trabalhando nos estádios na retomada do futebol. Elas serão divididas em três áreas diferentes: 101 trabalhadores na zona azul (campo de jogo), 65 na zona vermelha (área operacional) e 27 na zona amarela (área externa).

No campo de jogo, são previstos 23 jogadores e dez integrantes da comissão técnica de cada clube, mais quatro membros da equipe de arbitragem, três de segurança e seis gandulas, entre outros.

Todos os jogadores e membros da equipe técnica deverão chegar ao estádio equipados com máscara e terão suas temperaturas corporais medidas. A entrega de credenciais à equipe será feita por parte do responsável pela operação de jogo do clube. A chegada da equipe de arbitragem será similar à das equipes.

A zona de bancos deverá estar desinfetada e isolada, até o momento de saída para o aquecimento. Para manter o distanciamento adequado os clubes poderão ampliar os bancos de reservas existentes, ou serão habilitadas as primeiras filas das arquibancadas para sua localização, caso em que a zona em que se encontrem os jogadores será considerada área azul.

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times