Presidente do Cremerj confirma recomendação, mas nega proibição da volta às atividades

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Na manhã desta quinta-feira, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, doutor Sylvio Provenzano, se pronunciou sobre o documento emitido pelo órgão às equipes Cariocas. O profissional deixou claro que não foi feita nenhuma proibição, mas uma recomendação aos clubes. Caso optem pela retomada das atividades, a responsabilidade será dos médicos dos clubes.

“Evidentemente o médico tem de saber que está restrito a um código. Se acontecer alguma, coisa pode vir a ser punido, pois há uma recomendação contrária da câmara técnica da área dele. Não é uma proibição, ele pode decidir como entender que deve, por sua conta e risco, como tudo na medicina. Se acontecer alguma coisa, ele pode ser responsabilizado. O Conselho não poderia nesse momento, de forma covarde, se omitir de dar um parecer.”- disse o doutor

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal


O posicionamento contrário à retomada do futebol não é só do presidente do órgão. Segundo Provenzano, quando o Cremerj questionou a câmara técnica, formada por especialistas renomados, também entenderam que uma volta neste momento traria riscos à saúde de todos.


Confira o ofício assinado pelo doutor Sylvio Provenzano que chegou aos médicos e responsáveis dos clubes:

“Tendo em vista a recomendação das Câmaras Técnicas de Infectologia e Medicina Desportiva (vide anexo) e considerando o disposto no Código de Ética – Capítulo III – CFM, da Resolução CFM/2217/2018, em seu artigo 1º “causar dano ao paciente, por ação e omissão, caracterizável por imperíca, imprudência ou negligência, bem como o disposto no artigo 17º, “deixar de cumprir salvo por motivo justo as normas emanadas pelo Conselho Regional de Medicina”, oficiamos V.Sa. para que demonstre a esse conselho se está ocorrendo treinamento de atletas.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer informações adicionais.

Cordialmente,

Cons. º Sylvio Sergio Neves Provenzano

Presidente do Cremerj”

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times