Na manhã desta quinta-feira, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, doutor Sylvio Provenzano, se pronunciou sobre o documento emitido pelo órgão às equipes Cariocas. O profissional deixou claro que não foi feita nenhuma proibição, mas uma recomendação aos clubes. Caso optem pela retomada das atividades, a responsabilidade será dos médicos dos clubes.
O posicionamento contrário à retomada do futebol não é só do presidente do órgão. Segundo Provenzano, quando o Cremerj questionou a câmara técnica, formada por especialistas renomados, também entenderam que uma volta neste momento traria riscos à saúde de todos.
Confira o ofício assinado pelo doutor Sylvio Provenzano que chegou aos médicos e responsáveis dos clubes:
“Tendo em vista a recomendação das Câmaras Técnicas de Infectologia e Medicina Desportiva (vide anexo) e considerando o disposto no Código de Ética – Capítulo III – CFM, da Resolução CFM/2217/2018, em seu artigo 1º “causar dano ao paciente, por ação e omissão, caracterizável por imperíca, imprudência ou negligência, bem como o disposto no artigo 17º, “deixar de cumprir salvo por motivo justo as normas emanadas pelo Conselho Regional de Medicina”, oficiamos V.Sa. para que demonstre a esse conselho se está ocorrendo treinamento de atletas.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer informações adicionais.
Cordialmente,
Cons. º Sylvio Sergio Neves Provenzano
Presidente do Cremerj”