Foto: Vitor Silva/Botafogo
Após o impressionante primeiro turno, o Botafogo tem caído de produção nos últimos meses e a distância na liderança tem caído a cada rodada. Nesse domingo, o Glorioso foi surpreendido e perdeu para o Cuiabá jogando no Nilton Santos.
A expectativa era de somar mais três pontos e chegar para o confronto direto com o Palmeiras jogando por um simplesmente para manter a ótima vantagem. No entanto, viu a equipe alviverde vencer o Bahia, diminuindo a diferença para seis pontos.
É verdade que o Botafogo tem um jogo a menos para cumprir diante do Fortaleza, no Castelão. No entanto, não será nada fácil bater o Tricolor do Pici diante de seus torcedores, uma vez que voltou de vez para a briga por uma vaga na Libertadores depois ser vice na Sul-Americana.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
O detalhe é que o Glorioso em meio a crise, como a demissão de Bruno Lage, e as primeiras derrotas em casa, não tem conseguido não só obter bons resultados, mas o desempenho caiu drasticamente: desde setembro é o time com menos pontos conquistados no campeonato, com apenas oito.
No segundo turno, o Botafogo tem a 6ª pior campanha, na frente apenas de Cuiabá, São Paulo, Goiás, Coritiba e América-MG. Em 11 rodadas, venceu apenas três vezes, enquanto sofreu quatro derrotas, além de três empates.
Depois de 11 vitórias consecutivas como mandante no Brasileirão, o Botafogo já não vence há quatro rodadas em casa. A equipe vem de duas derrotas e dois empates no Nilton Santos.
O próximo duelo diante do Palmeiras pode ser determinante para retomar a confiança do Botafogo rumo ao título inédito do Brasileirão de pontos corridos, isso após dois anos de retornar da Série B. Assim espera o técnico Lúcio Flávio.
“Ao mesmo tempo que pode diminuir, pode aumentar. Nós vamos jogar e temos condições e capacidade para isso. O mais importante é atentar para o que tem sido feito. Foi mencionada a campanha dentro de casa. Isso é mérito da competência dos atletas. Segundo turno tem muito disso, essa dificuldade, porque cada um briga por um objetivo. O que nos resta é manter o foco, o trabalho, motivar os atletas. Acredito que a resposta eles vão dar no jogo contra o Palmeiras”, disse o treinador, após a derrota para o Cuiabá.